Tome Nota

16.03.2004

Concurso público para a UFRJ

Foi dada a largada. Os interessados em ingressar no quadro de funcionários de uma das melhores universidades do Brasil, a UFRJ, já podem começar a se preparar. A Universidade Federal do Rio de Janeiro liberou na quarta-feira (dia 10) o edital para o seu concurso público. Em entrevista para o Olhar Virtual, o responsável pelo concurso, Pró-reitor de Pessoal, Luiz Afonso Henriques Mariz esclarece algumas questões do edital e fala também de remuneração e número de vagas.
Segundo o pró-reitor, foi encaminhada, em outubro, a decanos, pró-reitores, coordenador do Fórum de Ciência e Cultura (FCC), coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informações (SiBi) e prefeita do Campus do Fundão, uma relação dos cargos contemplados pelo concurso e a quantidade de vagas por cargo. Os decanos discutiram com seus diretores e encaminharam os documentos com as demandas para cada um dos cargos. A necessidade é, obviamente, muito maior que o n° de vagas oferecidas. A PR-4 dispõe apenas de 342 vagas. A demanda reprimida é de cerca de mil servidores, já contabilizando os concursos passados, e sem contar com os servidores que se aposentaram. A questão das vagas foi discutida no Conselho Superior de Coordenação Executiva (CSCE). A partir daí, foram montados os conteúdos programáticos para cada um dos cargos, com base na avaliação dos setores envolvidos. As vagas não foram totalmente supridas, somente as mais conhecidas e urgentes, e as que foram enviadas a pró-reitoria.
Quanto aos vencimentos (R$ 974,14 para nível superior, e R$ 652,92 para nível médio), eles equivalem ao que é pago ao servidor público federal do Poder Executivo em início de carreira. A partir de sua entrada, o servidor passa a ter direito a ascensão, dentro de seu cargo, através de titulação. Luiz Afonso admite: "Este não é o melhor salário, gostaria que fosse maior, mas é o salário oferecido. Por outro lado, quando você faz um concurso para a UFRJ, você tem o carimbo, a marca da UFRJ, uma das maiores universidades federais do país."
Para que o edital esteja completo, falta o conteúdo programático de cada uma das carreiras, que sairá nesta semana, e as datas das provas, que acontecem no final de maio e início de junho.Vale lembrar que o candidato poderá fazer sua inscrição de 29 de março a 20 de abril, no horário de 10h às 16h, nas agências credenciadas do Correio; ou via internet, através do site do Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ (NCE/UFRJ), no período de 9h do dia 29 de março às 20h do dia 25 de abril de 2004, pagando uma taxa de R$ 25,00, para os cargos de nível superior e R$17,00 para os de nível médio. Mais informações podem ser encontradas no Edital. Boa Sorte!

09.03.2004  Cinema no G-2
17.02.2004  Projeto Pré-Vestibular é mais que um curso preparatório