Resenha

 
16.03.2004  
   

Exílio e literatura: escritores de fala alemã durante a época do nazismo

Há na história de todos os países e em todas as épocas relatos de perseguição e banimento de minorias. O exílio em massa de pessoas provenientes da Alemanha nazista e da Áustria anexada à Alemanha é, no entanto, entre os casos conhecidos único e singular. Nunca antes na história de um país ocorreu o exílio em massa dos representantes da cultura e da ciência de um povo. Este livro resgata uma parte desta história: o exíliio dos escritores e intelectuais de fala alemã no Brasil.
Esta obra trata de um tema inédito no campo dos estudos históricos e literários no Brasil: o exílio no Brasil de escritores e intelectuais de fala alemã a partir de 1933 após a ascenção do nazismo, assim como a literatura do exílio escrita e/ou inspirada pela estada no Brasil.
Dos cerca de 500.000 alemães e austríacos que tomaram o caminho do exílio após 1933 na Alemanha e com a anexação da Áustria à Alemanha em 1938, estima-se que 16.000 encontraram refúgio no Brasil. A autora empreende o resgatre da história destes exilados, história esta que diz respeito não só aos países de origem dos exilados, Alemanha e Áustria, mas também e sobretudo ao Brasil. Muitos destes exilados contribuíram decisivamente para a vida cultural e artística brasileira, como por exemplo Anatol Rosenfeld, Axl von Leskoschek, Otto-Maria Carpeaux, Herbert Caro, Vilém Flusser e Stefan Zweig.

Exílio e literatura: escritores de fala alemã durante a época do nazismo
Izabela Maria Furtado Kestler
Editora da Universidade de São Paulo - 2003

 

 

Últimas Matérias
09.03.2004  Desenvolvimento humano e relações raciais
17.02.2004  Educação é um direito
10.02.2004  Aids no feminino: Porque a cada dia mais mulheres contraem Aids [...]