Ponto de Vista

16.03.2004

Qualidade no serviço público

O Laboratório de Tecnologia Submarina, da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia - COPPE, recebeu o Prêmio de Qualidade em Gestão Pública do Governo Federal. A importância deste reconhecimento para a Universidade não é apenas o status ganho, mas os critérios para a premiação sob os quais foi submetida. Segundo o professor e pesquisador do Laboratório, Fernando Sepúlveda, a organização que ganha a certificação do governo federal deve ter consciência social e ambiental, além de se preocupar com os funcionários, clientes e cidadãos.
O sistema de gestão em qualidade implantando no Laboratório é subdividido em vários outros, tornando mais flexível a organização e descentralizando as funções. Fernando Sepúlveda acredita que este método "moderno" de administração leva em conta não apenas a organização em seu interior, mas seu papel externo com a sociedade. "Antes muitas pessoas tinham um discurso que falava que o sistema era muito bom em relação às empresas, porque estava voltado aos seus processos. Mas este sistema de gestão é aplicado a qualquer tipo de organização, e começamos a ver isso mais forte de quatro a cinco anos para cá. Na área de governo federal, algumas secretarias implantaram este tipo de gestão e evoluíram, chegando a ganhar alguns prêmios e troféus nas categorias prata ou ouro". O segredo do sistema é a preocupação com os vários níveis de responsabilidade que a organização tem: a comunicação com o público, a propaganda de seus produtos, os serviços prestados à comunidade etc. "O processo é baseado em métodos e práticas".
A Universidade consegue conciliar espaços problemáticos e outros internacionalmente reconhecidos, como o Laborátorio premiado, que possui câmaras hiberbáricas certificadas inclusive pela União Européia. Tendo como um dos parceiros a Petrobrás, os pesquisadores conseguem concretizar seus estudos em diversas plataformas da empresa.
Mesmo com os problemas sofridos pela Universidade, o professor ainda acredita que uma gestão de qualidade possa ser implantada em suas unidades. "É possível, mesmo com o orçamento apertado, que o sistema de gestão seja usado de acordo com as realidades do local".

09.03.2004  Boa, barata e própria!
17.02.2004  "...pra não se machucar no Carnaval..."
10.02.2004  "Reforma Universitária proposta pelo governo Lula é regressista"