Zoom

 
16.03.2004  
   

Conheça o Instituto de Ginecologia

Fundado em 1947 pelo professor Arnaldo de Moraes, o Instituto de Ginecologia da UFRJ visava o ensino e pesquisa desta especialidade e passou a ser um centro de irradiação da ginecologia e de formação de novos especialistas. Atualmente os cursos de especialização têm duração de dois anos e o Instituto ainda oferece cursos de atualização em patologia do câncer de colo do útero, câncer de mama, endoscopia ginecológica, reprodução humana, ultra-sonografia ginecológica e mamografia. No entanto, o mestrado e doutorado estão em estado de recredenciamento.
O Instituto, sob direção do professor Antonio Sobrinho, vem desenvolvendo uma pesquisa em reprodução humana relacionada ao meio ambiente que analisa a possível interferência da qualidade da água na fertilidade da mulher. Além de um estudo de oncogênese do câncer de mama, em parceria com a Faculdade de Medicina da UFRJ e a Universidade da Califórnia.
O trabalho do Instituto de Ginecologia não se restringe à pesquisa e extensão. Há ainda a preocupação assistencial com o atendimento a pacientes do SUS com cerca de 22 consultórios médicos, quatro salas de cirurgia e enfermaria com 22 leitos. O atendimento se estende a funcionários da Universidade.
Os atendimentos são agendados na triagem em qualquer horário do dia, mas só para pacientes encaminhados por algum hospital e já com diagnóstico de câncer, pois o instituto não faz trabalho de prevenção, só tratamento. Ano passado foram cerca de 28 mil consultas e 55 cirurgias, 200 mamografias e 3.500 ultra-sonografias.
O objetivo da direção é ampliar seus estudos principalmente em reprodução humana, como fertilização in vitro, reprodução assistida e planejamento familiar, que aliás, é a maior preocupação. Além de um programa de diagnóstico e tratamento do câncer da mulher.
Os projetos futuros são restabelecer os cursos de mestrado e doutorado e reabrir sua Biblioteca.
O Instituto é de extrema importância pois é único instituto federal, ligado à universidade, a tratar exclusivamente da saúde da mulher.

 

 

Últimas Matérias
09.03.2004  Coppe celebra Dia Internacional da Mulher
17.02.2004  Bloco "Ih, é carnaval!" agitou a Praia Vermelha
10.02.2004  Maculan assume Secretaria de Educação Superior