Tome Nota

10.02.2004

Planejamento Familiar na Maternidade Escola

A Maternidade Escola da UFRJ tem como finalidade dar proteção às gestantes e às crianças recém-nascidas de famílias de baixa renda. Segundo a diretora da Divisão Médica da Maternidade, Dra. Rita Bornia, os serviços oferecidos acontecem de forma integrada e interdisciplinar. Entre eles está o funcionamento do Atendimento de Planejamento Familiar.
A gestante deve se cadastrar nos primeiros meses de gravidez e será acompanhada por vários programas, desde o pré-natal até o pós-parto. Devido à grande procura, a Maternidade, de acordo com orientações da Secretaria Municipal de Saúde – que divide o município em áreas programáticas de atendimento –, dá preferência às gestantes residentes em áreas próximas à Maternidade, nas redondezas de Laranjeiras. Ao procurar a Maternidade, as interessadas devem estar munidas de documento de identidade e comprovante da gravidez. Lá passarão por uma triagem e cadastramento, seguidos de exames e consultas de obstetrícia. Também serão atendidas por enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, além de receberem os medicamentos grátis.
A eficácia do serviço está na combinação da orientação ao planejamento e aos métodos contraceptivos somado à disposição da medicação às interessadas. As pacientes podem receber todos os métodos anticoncepcionais possíveis, como preservativos, DIU, pílulas e injeções. Dr. Rita Bornia valoriza o serviço de Planejamento Familiar como um direito do cidadão. As orientações e atenção dadas permitem que os assistidos possam programar sua própria família, decidindo seu tamanho e controlando os intervalos entre as gestações.
A Maternidade Escola fica na Rua das Laranjeiras, nº 180. O telefone de contato é (21) 22059064 ou 22857935.

03.02.2004  Pintando a infância
27.01.2004  DAE e seus programas de assistência aos estudantes