Tome Nota

17.02.2004

Projeto Pré-Vestibular é mais que um curso preparatório

Em prol de uma universidade popular, o Projeto do Pré-vestibular, que teve seu início em 2000, distingue dos outros cursos não por ser comunitário, mas sim por apresentar uma filosofia educacional diferente e, talvez, mais justa. Segundo o projeto, o curso tem por objetivo tanto aprovar os estudantes em universidades públicas quanto promover uma reflexão crítica entre todos os participantes.
O Pré-vestibular é baseado numa relação horizontal, onde todos são responsáveis pela sua organização. Outro ponto importante é a relação professor e aluno. “ O termo ‘orientadores de estudo’ em lugar de professores foi escolhido por ideologicamente entendermos que o conhecimento deve ser construído pelos próprios estudantes, com o auxílio e a participação destes orientadores”, define o projeto, João Paulo Malerba um dos coordenadores e aluno de Comunicação da UFRJ. Entre os “orientadores”, estão alunos da UFRJ, UERJ, IME, UFF, Estácio de Sá, e ainda um casal de argentinos que dá aula de espanhol.
O curso acontece em dois lugares: na UERJ, 10o andar (Psicologia, sala 1092); e no Morro dos Cabritos, em Copacabana. Lá as aulas são dadas no CEMASI, um centro comunitário. O projeto é direcionado a pessoas carentes e, por isso, há uma seleção em duas etapas. Na primeira, os coordenadores fazem uma análise da realidade social do candidato segundo alguns critérios (disponibilidade de horário, renda per capita familiar, moradia, ocupação, bens). Permanecendo o número de candidatos maior que o de vagas, realiza-se um sorteio. Essa seleção acontece em fevereiro e, neste ano, foram mais de 250 inscritos para as 40 vagas disponíveis na UERJ.
Para ajudar no material didático, os estudantes contribuem apenas com R$ 5,00 por mês. Dentro do programa, os coordenadores realizam palestras e visitas a escolas públicas para explicarem o que é o vestibular e a universidade. Os alunos recebem dos orientadores e monitores não só uma boa preparação para o vestibular, mas uma aula de cidadania. Ano passado, foram aprovados 15 alunos do projeto. “É importante ressaltar que o pré-vestibular é um dos braços do movimento Universidade Popular que visa a democratização do acesso à universidade pública e luta por ela para ser gratuita e de qualidade”, enfatiza João Paulo Malerba.
Para mais informações: e-mail de João Paulo é joaopaulojr@yahoo.com.br ou celular 93918923/ Fabrício Ribeiro ( aluno da Administração) 88094633/ Marcos (aluno da Biologia) 94525342.

10.02.2004  Planejamento familiar na Maternidade Escola
03.02.2004  Pintando a infância