Fique de Olho

16.03.2004

50 anos de DNA

Quem poderia imaginar que a visão de uma escada em espiral seria fundamental para os avanços da estrutura do DNA? A descoberta, inspirada num objeto doméstico, que possibilitou ao cientista decifrar a estrutura humana, base para os estudos genéticos atuais, completa 50 anos. Em comemoração, a Casa da Ciência da UFRJ tem uma programação de debates e atividades lúdicas e interativas que vai de 19 a 16 de março, com entrada franca. São diversas abordagens sobre o tema através de palestras, debates, teatro e oficinas para todas as idades. Entre as atividades interativas, é possível ao visitante realizar testes que mostrarão sua estrutura de DNA e levar uma amostra para casa. A Casa da Ciência fica na Rua Lauro Miller, 3, Botafogo e o telefone para agendamento de visitas é 2542-7494.

Estudar fora

Para quem tem interesse em estudar, estagiar ou fazer uma especialização no exterior, a pedida é visitar o Salão do Estudante que acontece nos dias 21 e 22 de março no Hotel Intercontinental, das 13h às 20h. Durante o Salão é possível descobrir qual é o curso que melhor se adapta ao perfil do aluno. Participam do evento países como Alemanha, Austrália, Japão, França, Estados Unidos, Inglaterra entre outros. Os convites gratuitos para visitar a feira estão disponíveis no site www.salaodoestudante.com.br. O Hotel Intercontinental fica na Av. Prefeito Mendes de Moraes, 222.

Música

Iniciando suas atividades para o ano de 2004, o Forum de Ciência e Cultura da UFRJ apresenta no dia 18, quinta-feira, o Coral Infantil que recebe o grupo Texas Girls Choir, um coral infantil feminino americano. Sob a regência da professora Maria Chevitarese, o concerto está previsto para às 19h no Salão Dourado do Forum, que fica na Av. Pasteur, 250, Urca. A entrada é franca.

Inscrições de trabalhos na Jornadas

A Decania do Conselho e o Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas promovem a VI Jornada de Pesquisadores que terá inicio dia 24 de maio e término no dia 28 do mesmo mês. A jornada, interrompida desde 99, retorna através da atual direção do CFCH que prestigia docentes, mestrandos, doutorandos e pesquisadores lotados no Centro. A inscrição de trabalhos será feita de 23 de março a 7 de abril , de acordo com as normas já disponíveis na página www.cfch.ufrj.br, no link JORNADA.

09.03.2004  30 anos em exposição
17.02.2004  PR-2 em 2004