Fique de Olho

17.02.2004

PR-2 em 2004

Em entrevista ao Olhar Virtual, o Pró-reitor de Ensino para Graduados e Pesquisa, Prof. José Luiz Fontes Monteiro, fala de seus planos para o ano de 2004. A Pró-reitoria tem, como metas-base para o início deste ano, a reformulação da página da PR-2 na internet e a divulgação da lista de programas e cursos.
Á nível político, o pró-reitor ressaltou que vai agir junto a CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no sentido de eqüalizar as bolsas, já que a organização não fez o reajuste nos valores, determinado pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; e também aumentar o número de bolsas, tanto as de mestrado e doutorado, quanto as de iniciação científica, visto que a UFRJ perdeu grande quantidade nos últimos anos. Este aumento será feito também pela própria Reitoria e pela FAPERJ - Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa /RJ.
No plano interno, a PR-2 tem, junto ao CEPG - Conselho de Ensino para Graduados, o funcionamento da Comissão de Acompanhamento dos Cursos de Pós-Graduação, que terá a função de verificar as condições em que ocorrem esses cursos, para que a pró-reitoria e também a UFRJ possam apoiá-los. Segundo o pró-reitor, há uma proposta de acompanhamento dos Cursos Lato Sensu, para que se possa conhecer sua real abrangência.
José Luiz quer ainda estabelecer um canal, onde os programas possam enviar suas demandas à PR-2 e estas possam ser julgadas por uma comissão acadêmica, fazendo com que os cursos surjam de forma mais criteriosa. Ao longo de 2004, pretende-se manter contato com os coordenadores de pós-graduação com maior freqüência, visando estreitar as relações da pró-reitoria com essa comunidade.
Outras propostas da Pró-reitoria são a maior interação com o CENPES - Centro de Pesquisas da Petrobrás e também com grupos de pesquisa cubanos; a instalação junto ao SIBI e a FAPERJ de um banco de teses da UFRJ com instalações próprias; a discussão dos critérios de alocação de vagas; a retomada de iniciativas como as jornadas de pesquisadores; um levantamento dos laboratórios da Universidade na home page da PR-2, para que estes possam atualizar seus dados; e outros.
De maneira geral, a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa busca, para o ano de 2004, aumentar sua atuação nas áreas que lhe cabem e fazer com que a própria UFRJ esteja mais presente e ciente da realização de seus cursos de pós-graduação e pesquisa, buscando englobar iniciativas isoladas, para que estas sejam vistas no âmbito institucional, e pensar a pós-graduação dentro da questão da reforma universitária.

10.02.2004  Baticubum antecipado
03.02.2004  Reitoria Itinerante no ICB