No Foco

22.06.2004

Escola Politécnica inaugura Centro Experimental de Tratamento de Esgoto

A Escola Politécnica da UFRJ inaugurou, dia 22, o Centro Experimental de Tratamento de Esgoto (CETE), um laboratório de ensino e pesquisa que permitirá o envolvimento de alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em engenharia dos recursos hídricos, sanitária e ambiental. Eles poderão colocar em prática o aprendizado, viabilizando contribuições para o desenvolvimento científico e tecnológico no campo da Engenharia Sanitária, especificamente no âmbito do tratamento de esgotos.
O CETE ocupa uma área de 2,5 mil metros quadrados na Cidade Universitária, e tem capacidade para tratar o esgoto gerado por um universo de 4 mil habitantes. Localizado ao lado da estação elevatória da Cedae, retira o esgoto desse ponto e devolve para ele o esgoto tratado. Entre os diferentes tipos de tratamento, estão: tratamento preliminar, decantação primária convencional e quimicamente assistida, reator anaeróbio de fluxo ascendente, lodos ativados, filtro biológico aeróbio, lagoa de estabilização facultativa, lagoa aerada e lagoa de sedimentação, lagoa de maturação e conjunto de tanque séptica e filtro anaeróbio.
O investimento para construção do centro experimental foi de R$ 230 mil, obtidos através do Fundo de Setorial de Recursos Hídricos (MCT/FINEP), no âmbito do Projeto de Desenvolvimento de Estudos e Modelos para o Planejamento de Recursos Hídricos na Bacia do Rio Paraíba do Sul.

[ Leia Mais no Notícias UFRJ ]

08.06.2004  Alerta para os conflitos ambientais
01.06.2004  UFRJMar é sucesso em Arraial do Cabo
25.05.2004  Não, não é ficção!