No Foco

 
08.06.2004  
   

Alerta para os conflitos ambientais

O tema meio ambiente é daqueles que sempre deve estar em pauta, principalmente em nossa sociedade que demanda, cada vez mais, recursos naturais para alimentar o sistema de produção capitalista. Ao mesmo tempo, diante de constantes situações de desequilíbrio ambiental, busca-se estratégias que impeçam as ações predatórias da natureza. Trabalhos de pesquisa, como o Mapa dos Conflitos Ambientais, além de interessantes, são importante instrumento de conscientização de problemas ambientais. Parceria do IPPUR (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ) com a FASE (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional), o projeto “Mapa dos Conflitos Ambientais” tem a coordenação do prof. Henri Acselrad e integra o “Mapa da Justiça Ambiental no Estado do Rio de Janeiro”.
Ao longo de quinze meses, os pesquisadores do Mapa dos Conflitos promoveram levantamentos nos registros de instituições públicas como a FEEMA, o Ministério Público Estadual, o Ministério Público Federal e a Divisão de Recursos Minerais, com o intuito de identificar conflitos ambientais que envolvessem áreas de concentração de moradores de menor renda da população fluminense e menos capazes de se fazerem ouvir nos meios de comunicação e nas esferas de decisão. Em tais registros, foram selecionados casos nos quais, na origem das denúncias, esteve alguma mobilização de membros dessa população habitante das áreas de baixa renda.
O projeto levantou uma amostra de 251 situações-problema localizadas em 49 municípios do Estado. Foram considerados de caráter ambiental os conflitos desencadeados quando certas atividades ou instalações afetam a estabilidade de outras formas de ocupação em espaços conexos, sejam estes ambientes residenciais ou de trabalho, mediante impactos indesejáveis transmitidos pelo ar, pela água ou pelo solo.

[ Leia Mais no Notícias UFRJ ]

 

 

Últimas Matérias
01.06.2004  UFRJMar é sucesso em Arraial do Cabo
25.05.2004  Não, não é ficção!
18.05.2004  LABDOP da UFRJ é referência no Brasil e no Mundo