Resenha

22.06.2004

Espaço e imagem: teorias do pós-moderno e outros ensaios

O livro, assinado por um dos maiores teóricos do pós-modernismo e um dos mais controvertidos críticos culturais, responsável por um singular modelo de análise com enfoque histórico-marxista, inclui, nesta nova edição, mais um artigo, A utopia e o ser realmente existente, em que Jameson analisa a função da utopia no mundo globalizado, onde a oposição pobreza/riqueza atinge, para o autor, níveis sem precedentes. Muito procurado, o livro, esgotado há cerca de dez anos, volta ao mercado editorial atualizado e com mais esse importante capítulo.
3. ed. revista e ampliada.
Tradução e introdução de Ana Lúcia Gazzola

Espaço e imagem: teorias do pós-moderno e outros ensaios
Fredric Jameson
Editora da UFRJ

Repensando a universidade
Organizado por Moysés Nussenzveig
Editora UFRJ e COPEA - R$30,00

Será lançado nesta quarta-feira, dia 23, na Livraria da Travessa em Ipanema às 20hs. O livro contém discussão promovida pela Copea (Coordenação de Programas de Estudos Avançados da UFRJ) em 1998 que ficou conhecida como "Manifesto de Angra" e pode ser bastante útil na atualidade, quando questões ligadas à política universitária têm grande relevância.

08.06.2004  Ciência e Educação: O Conflito Humano Tecnológico
01.06.2004  América Latina: as cidades e as idéias