Tome Nota

25.05.2004

Tratamento Dentário na Faculdade de Odontologia

Não é novidade que o custo dos tratamentos dentários no Brasil é elevado, principalmente se comparado à renda per-capta da maioria da população. Uma pesquisa financiada pela Organização Mundial de Saúde e realizada pela Fundação Oswaldo Cruz divulgou que 14,4% dos brasileiros já perderam todos os dentes, o que denota mais um dos graves problemas de saúde do país.
Diante deste quadro, é válido divulgar os serviços da Faculdade de Odontologia da UFRJ, que oferece tratamento dentário acessível e aberto à comunidade externa. O prof. Edmilson Porangaba, chefe do Departamento de Clínica, explica que são oferecidos os mais variados serviços, como restaurações, obturações, próteses, tratamento de canal, extrações e periodontia. São cobradas taxas simbólicas, apenas com o objetivo de cobrir o custo dos materiais utilizados e colaborar com a manutenção de equipamentos da clínica.
A seleção de novos pacientes acontece semestralmente, prevista, portanto, para agosto deste ano. Os pacientes são admitidos a partir de uma triagem, que visa encaminhá-los para a área de tratamento correspondente a cada problema.
Alunos de diversos períodos da Faculdade estão envolvidos com o atendimento, sempre supervisionados por professores.
A Faculdade de Odontologia fica no Hospital Clementino Fraga Filho, 2º andar - Avenida Brigadeiro Trompovsky, Ilha do Fundão. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 2562-2048.

Concurso para monumento à Getúlio

Para marcar a presença de Getúlio Vargas no cotidiano da cidade do Rio de Janeiro, com o cinqüentenário de sua morte, o BNDES, com o apoio da ESCOLA DE BELAS ARTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, promove o Concurso para Monumento, com a finalidade de selecionar e premiar artistas residentes no Brasil, através dos trabalhos inscritos. Estas obras serão apresentadas ao júri sob a forma de projetos e protótipos. O monumento refere-se ao período Vargas, suas conotações históricas e socioculturais. O grande impulso de desenvolvimento dado ao país pelo presidente deverá se traduzir como conceito fundamental a ser explorado pelo artista na obra. A obra premiada será realizada pelo artista e deverá ocupar um ponto da passarela “Vicente Celestino”, que liga a Petrobrás ao BNDES, empresas criadas por iniciativa de Getúlio Vargas. As inscrições vão de 25 de maio a 30 de junho. Mais informações técnicas e fotos do local podem ser obtidas nos sites http://www.bndes.gov.br e http://www.eba.ufrj.br ou através dos telefones da Direção Adjunta de Intercâmbio Cultural da Escola de Belas Artes (DAIC-EBA): (21)2598-1654 e (21)2598-1651.

18.05.2004  Novo Mamógrado no HUCFF
11.05.2004  Disk Gestante - RJ