De Olho na Mídia

 
25.05.2004  
   

Museu Nacional recebe de volta obras roubadas pelo correio

Há duas semanas em busca de 28 in-fólios (livros com mais de 36 cm) roubados, o diretor do Museu Nacional, Sérgio Alex Azevedo, soube na terça-feira que parte do material foi devolvido pelo correio. Em seis envelopes, 147 gravuras tiradas de 17 exemplares raros retornaram ao museu. O remetente dizia apenas que o material veio de São Paulo.
Na semana passada, Laéssio Rodrigues de Oliveira foi preso após vender o in-fólio Medicina brasiliensi, do holandês Willem Piso, publicado em 1648, em uma feira de São Paulo. O exemplar já foi recuperado pelo museu.
Entre o material devolvido, a maioria ilustrações de pássaros, havia dois livros que não pertencem ao Museu Nacional. Eles serão periciados e enviados à instituição de origem. O roubo dos 28 in-fólios, alguns dos quais tiveram apenas algumas páginas retiradas, foi detectado em 29 de abril, por um pesquisador que solicitou um exemplar desaparecido.
Na segunda-feira, o leiloeiro Alberto Cohen procurou Azevedo e afirmou possuir 59 gravuras do in-fólio de Louis Jean Marie Daubenton, de 1776, sobre aves. As figuras tinham sido compradas de Oliveira e podem fazer parte do acervo do museu, já que este livro consta como um dos desaparecidos. Segundo Azevedo, Cohen entregaria o material à Polícia Federal hoje.
Em nota oficial, o Jardim Botânico do Rio informou hoje que quatro obras raras de seu acervo foram furtadas. A instituição diz que “as bibliotecárias reconheceram, por meio de fotos nos jornais, o universitário Laéssio Rodrigues e integrantes do seu bando. Ele assinava o livro de presenças como Márcio Flávio ou Rodrigo Marques, da USP e mostrava-se interessado em obras sobre o Rio Antigo, pássaros e plantas.”

Agência Estado - SP (on-line) - Últimas Notícias - publicado em 19-05-2004

 

Últimas Matérias
18.05.2004  Vigilantes da UFRJ receberão equipamentos
11.05.2004  Socicam realiza parceria com a UFRJ
04.05.2004  Erro quase encera carreira de Neneca