25.05.2004

Coleta seletiva de lixo

Sujar os rios, os mares, a terra e o ar são atitutes humanas, mas incompatíveis com o equilibrio do meio ambiente. Pensando nisso, o Instituto de Química (IQ), lançou, em maio de 2002, durante a I Semana de Recepção aos Novos Estudantes, o projeto de coleta seletiva de lixo. Este programa tem como um dos seus principais objetivos despertar a consciência de que depende de cada um de nós conseguir que a nossa comunidade abandone hábitos antigos e passe a promover atitudes que contribuam para elevar os níveis de qualidade de vida em nossa região.
Um programa de coleta seletiva (veja no box abaixo as principais vantagens) bem conduzido tende a desenvolver na população uma nova mentalidade sobre questões que envolvem a economia e a preservação ambiental. O cidadão, ao começar a separar o seu lixo, passa a integrar todo um sistema de preservação do meio ambiente, bem maior e mais concreto do que um mero espectador de todas as campanhas comumente veiculadas em favor da preservação de sua própria espécie.
Segundo a vice-diretora do Instituto de Química, Cássia Turci, as dificuldades de implementação de um programa como esse são muitas. “Poderia citar como uma das mais difíceis a utilização correta dos coletores pela comunidade. Complicado também é o transporte do lixo coletado semanalmente, já que a quantidade não é atrativa financeiramente para os profissionais do ramo. Muitos não se interessam nem em receber o lixo como doação. Estimamos que com a adesão ao projeto pelo conjunto das unidades da Ilha do Fundão, o volume de lixo coletado atingiria no mínimo 20 toneladas. O envolvimento das pessoas responsáveis pela limpeza da unidade e dos estudantes é fundamental para o sucesso de um projeto desta natureza. O jovem aceita novos desafios e luta para implementá-los. No caso da equipe da limpeza, o aumento do trabalho imposto pela coleta seletiva de lixo deve vir acompanhado de algum tipo de compensação imediata. Caso contrário, o projeto, dificilmente, irá adiante. É por isto que deve ser feito um trabalho periódico de treinamento, conscientização e reavaliação continuada do programa”.
Uma das metas para o sucesso do projeto é ampliar a experiência do Instituto de Química para as demais unidades da Cidade Universitária envolvendo toda a comunidade da UFRJ e adjacências. Atualmente, há notícias de atividades de coleta seletiva realizadas no Instituto de Macromoléculas, em alguns laboratórios do Centro de Tecnologia e está em estudos pela Incubadora de Empresas iniciativa semelhante.
Cássia espera que esta iniciativa seja uma oportunidade de exercício de nossa cidadania e das práticas democráticas, incentivando a formação de grupos independentes interessados na autogestão deste projeto. Hoje, alguns discentes, tanto de graduação, como de pós-graduação, utilizam desta matéria prima para o desenvolvimento de suas monografias e trabalhos de tese. As pilhas e baterias recolhidas são utilizadas em projetos de pesquisa coordenados por professores do Instituto de Química, que orientam os seus alunos em processos para a recuperação de metais.
Aos poucos, e com muitas dificuldades, a coleta seletiva do lixo no Instituto de Química está se estabelecendo.

As principais vantagens da implantação de um programa de coleta seletiva e reciclagem de lixo são:

· O aumento da vida útil de aterro e lixões, pois se reduz a quantidade de lixo a eles encaminhada;
· O ponto de partida para a consciência da comunidade sobre a esgotabilidade dos bens, da relação homem/meio ambiente, dos atuais sistemas de produção e consumo;
· A redução do consumo de energia e água pela a indústria;
· A diminuição dos custos de produção, por causa do aproveitamento de recicláveis pelas indústrias de transformação;
· A intensificação da economia local, com a criação de empregos e surgimento e a concorrência de empresas recicladoras;
· A economia para o país na importação de matérias-primas e na exploração de recursos naturais não-renováveis;
· Melhora na estética da cidade;
· Incentivo à indústria de reciclagem no País.

VOCÊ SABIA?

** A reutilização de uma tonelada de plástico economiza 130 kg de petróleo.
** A cada kg de alumínio reciclado, 5 kg de bauxita deixam de ser extraídos da natureza. Para se reciclar 1 tonelada de Alumínio gasta-se somente 5% da energia elétrica necessária para produzi-lo de forma primária.
** Reciclar 1 tonelada de papel poupa 22 árvores; 71% de energia elétrica.
** 1 kg de vidro reutilizado pode produzir 1kg de vidro novo e economiza 1,3 kg de minérios.

18.05.2004  "Xô" cegueira com Projeto Luz
11.05.2004  Rede de Estudos Sobre o Desenvolvimento Celso Furtado