Tome Nota

04.05.2004

Calendário de Vacinação da Divisão de Saúde do Trabalhador

A Divisão de Saúde do Trabalhador, a DVST, disponibilizou o calendário de vacinação para o mês de Maio:

· Vacina contra gripe para os profissionais da área de saúde
Dias: 03 e 04 – Maternidade Escola.
05, 06 e 07 – INDC e IPUB
10 e 11 – Instituto de Ginecologia
12, 13 e 14 – HESFA e EEAN

Horário: de 9 às 14 horas

· Vacina da Hepatite B e DT (difteria e tétano) - 2ª dose
Dias: 17 – DVST
18 e 19 – CT / COPPE
20 – COPPEAD
21 – LabOceano

Horário: 9 às 14 horas

Desafio para jovens empreendedores

No pequeno prédio da Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, na Ilha do Fundão, está "o cérebro" do maior jogo de negócios do país, o Desafio Sebrae. Alunos da UFRJ e de todas as universidades do Brasil que desejem pôr em prática seu lado empreendedor, podem entrar na disputa dessa quinta edição do game, que este ano deve reunir mais de 50 mil universitários.

O tema atual foi inspirado nos jogos olímpicos de Atenas. Os participantes terão que administrar uma fábrica virtual de bolas de vôlei, em todas as etapas do negócio. Formada por 15 técnicos de diferentes áreas, a equipe sediada na Incubadora precisou de cinco meses para desenvolver essa nova versão do Desafio.

O Desafio Sebrae é aberto a alunos de todos os cursos. As inscrições já podem ser feitas pelo site www.desafio.sebrae.com.br e se encerram no dia 11 de junho. O início da disputa será no dia 2 de agosto e a final deverá acontecer em novembro ou dezembro, numa etapa presencial em Brasília onde se reúnem as equipes selecionadas nas etapas dos estados.

A idéia do jogo de negócios para estudantes universitários surgiu em 1999, para aproximar o público universitário do mercado de trabalho, formando empresários com melhor preparação. A Incubadora, que já aplicava jogos de negócios para os executivos de suas empresas residentes, associou-se então, ao Sebrae para a realização do projeto.

O game simula o dia-a-dia de uma empresa, exigindo dos estudantes rapidez e eficiência na tomada de decisões gerenciais. O objetivo é estimular o interesse dos futuros profissionais pela abertura de novos negócios. Ganha quem enfrenta melhor os problemas e chega a maiores resultados de produtividade. A equipe vencedora ganha computadores e uma viagem internacional de dez dias a um centro de empreendedorismo.

No próximo ano a disputa será internacional. Está prevista para início de 2005 a primeira edição Mercosul do Desafio Sebrae, que vai envolver as equipes campeãs do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.

20.04.2004  Bolsas de iniciação científica PIBIC/CNPq/UFRJ
13.04.2004  Entre nesta dança