Tome Nota

18.05.2004

Novo Mamógrafo no HUCFF

Dia 28, o Serviço de Radiodiagnóstico do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho inaugura seus novos aparelhos de mamografia. Adquirido com recursos do Programa de Modernização e Consolidação da Infra-Estrutura Acadêmica das Instituições Federais de Ensino Superior e Hospitais Universitários (Prorecom), do Ministério da Educação, o equipamento é de ótima qualidade e conta com recursos dignos de primeiro mundo.
A população carente será favorecida com a inauguração do mamógrafo, pois ele atenderá ao Sistema Único de Saúde (SUS). As funcionárias do HUCFF também farão exames pelo por um programa criado pelos próprios médicos do Hospital, que almejam a detecção precoce do câncer de mama e tem nos testes o mais importante aliado para este objetivo.
O professor Hilton Augusto, chefe do Departamento de Radiologia, alertou ao Olhar Virtual a importância do equipamento, salientando que este também servirá de apoio a 26 trabalhos que estão sendo desenvolvidos sobre o câncer de mama no hospital.

Incubadora de Empresas da COPPE

A Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ lançou o edital para o processo seletivo de seis novas empresas de base tecnológica. Neste ano, os interessados podem enviar as propostas até o dia 14 de junho para o prédio da Incubadora, na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro.
As propostas terão como objetivo o desenvolvimento de uma nova linha de produtos ou serviços por uma empresa já existente ou a ser constituída. A inscrição no processo de seleção é gratuita, e o Material do Candidato pode ser retirado na própria Incubadora. Podem participar pessoas físicas e jurídicas, individualmente ou em grupo, mesmo que não pertençam a UFRJ ou mesmo que não residam no Rio de Janeiro.
Os critérios de avaliação para os projetos enviados são viabilidade técnico-econômica, perfil do grupo proponente, grau de inovação e impacto modernizador na economia e possibilidade de interação da empresa com atividades de pesquisa desenvolvidas da UFRJ. Mais informações sobre o edital podem ser obtidas pelos telefones 2590-3428 ou pelo e-mail inc@inc.coppe.ufrj.br.

Bolsa de Iniciação Científica

Já está disponível na página do CNPq o edital que prevê a concessão do 3000 bolsas de iniciação científica, diretamente a pesquisadores da Agência. Os projetos podem ser enviados até o dia 30 de junho.

11.05.2004  Disk Gestante - RJ
04.05.2004  Calendário de Vacinação da Divisão de Saúde do Trabalhador