No Foco

 
09.03.2004  
   

Pesquisadora da UFRJ recebe Prêmio L'Oreal Unesco
Drª Lúcia Mendonça Previato e sua equipe descobrem mecanismos de interação entre o Trypanosoma cruzi e as células hospedeiras

Doença de Chagas, um dos males que assombram o Brasil, em especial as zonas rurais, e outros países da América do Sul, descoberta pelo médico Dr. Carlos Chagas em 1909, teve grande avanço em pesquisas sobre os mecanismos moleculares de reações envolvendo componentes específicos do parasita, cujo inseto vetor é conhecido popularmente como barbeiro. Esses estudos foram feitos pela pesquisadora Lúcia Mendonça Previato e sua equipe, que devido à importante descoberta não apenas para a comunidade científica, receberam o Prêmio L'Oreal-Unesco, dia 8 de março, em Paris.
— O trabalho científico, hoje em dia, é multidisciplinar. Os grupos de pesquisa se complementam. Além dos professores e alunos de nosso laboratório, contamos com colaborações valiosas da UFRJ, entre elas, a equipe coordenada pelo professor George dos Reis, um dos mais importantes imunologistas do Brasil. Outras colaborações também foram importantes com pesquisadores de diferentes países, principalmente na utilização de equipamentos de alta resolução — disse a Drª Lúcia M. Previato.
Os pesquisadores descobriram uma reação enzimática que, segundo a Drª Lúcia, nunca havia sido descrita e, um modelo biológico único com implicações na relação do Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas, com as células hospedeiras. O Trypanosoma cruzi possui em sua superfície a enzima responsável pela transferência do açúcar ácido siálico, chamada transglicosilase. Esta enzima transfere o ácido siálico para moléculas aceptoras deste açúcar, localizadas também na superfície do parasita.

[ Leia a matéria na íntegra no Notícias UFRJ ]

 

 

Últimas Matérias
17.02.2004  Segurança no Campus do Fundão
10.02.2004  Resultado do Vestibular
03.02.2004  A Todo o Pano!