No Foco

17.02.2004

Segurança no Campus do Fundão

Segurança no Fundão sempre foi assunto discutido pelos representantes da Universidade e, inclusive fora dos muros da UFRJ. Os roubos de carros e assaltos a estudantes e funcionários são comuns na área de 4.651.305 m² do campus e, como tentativa de solucionar esse problema, a Reitoria criou, em setembro de 2003, a Comissão de Segurança, um projeto que tem como presidente a vice-reitora, profª Sylvia Vargas e, parceria com a Secretaria de Segurança do Estado.

Após os relatórios feitos sobre a situação do campus, decidiu-se que seria criado um grupo de trabalho formado por vigilantes e representantes da reitoria, para estudar as formas de adaptação da UFRJ aos dias atuais. Uma das propostas feitas por esse grupo, é a fiscalização das empresas terceirizadas que fazem a segurança do campus. Como medida adicional, a Secretaria de Segurança do Estado se comprometeu a elaborar um plano de segurança específico para a Universidade, que conta hoje com 70 vigilantes sem porte de armas renovado por decisão da Polícia Federal.

- O uso de câmeras, rádios e, talvez, o fechamento do campus em certos horários são atitudes que podemos ter. É importante monitorar o campus pois temos que saber não só sobre os furtos, mas também sobre incêndios, entulhos, pessoas acidentadas e etc. É um monitoramento informativo, não restritivo - disse a Prefeita da UFRJ, profª Maria Ângela Dias, membro da Comissão.

[ Leia a matéria na íntegra no Notícias UFRJ ]

10.02.2004  Resultado do Vestibular
03.02.2004  A Todo o Pano!
27.01.2004  UFRJ: Tradição em Vestibulares