De Olho na Mídia

09.03.2004

Energia que vem do mar

Usina desenvolvida pela UFRJ vai gerar eletricidade em Fortaleza com turbina movimentada por ondas
O Ceará vai ser o primeiro estado brasileiro a obter energia elétrica através das ondas do mar. A usina de ondas, que está sendo desenvolvida desde 2001 – época do apagão – pelo Laboratório de Tecnologia Submarina da Coordenação dos Programas de Pós-graduação e Pesquisas em Engenharia (Coppe) da UFRJ, começará a ser instalada em Fortaleza em 18 meses.
O projeto consiste em transformar a energia das ondas em energia elétrica. Existem 24 dispositivos diferentes para isso. O que será utilizado pela Coppe funciona através de uma articulação, que, por meio de movimentos alternados, injeta água em câmaras hiperbáricas interligadas, onde a água é submetida a altas pressões. A partir daí, as câmaras liberam um jato de água com pressão e vazão necessárias para acionar uma turbina que, acoplada a um gerador, fornece energia elétrica.

Publicado no jornal O Dia, editoria Palavra do Universitário
Rio de Janeiro, 7 de março, domingo.

17.02.2004  UFRJ será referência no combate à tuberculose
10.02.2004  UFRJ deve ter cota de 20% no próximo vestibular