No Foco

03.02.2004

A Todo o Pano!

“Foi uma oportunidade impar, que somou muito para a nossa carreira, pois vivenciamos o funcionamento de um veleiro de grandes dimensões”, afirma Fernanda Beatriz de Carvalho, aluna do 4º período do Curso de Engenharia Naval da Escola Politécnica da UFRJ, que junto com outros nove colegas de outros períodos participaram da viagem Rio – Santos, a bordo do navio veleiro “Cisne Branco”, da Marinha do Brasil, realizada de 19 a 22 de janeiro. Supervisionados pelos professores do Departamento de Engenharia Naval Fernando Amorim e Alexandre Alho e pela professora Enise Valentini, do Programa de Engenharia Naval e Oceânica da COPPE, os estudantes realizaram uma série de medidas dos arranjos internos da embarcação e do convés, além de verem e participarem do trabalho prático desenvolvido pela tripulação e seu comandante, o capitão-de-mar-guerra Bernardo Gambôa.
“Os conhecimentos adquiridos neste tall-ship (embarcação de grande porte) serão valiosos para o desenvolvimento do projeto do Aurora, barco pesqueiro arrestado pela Marinha e cedido em novembro de 2003 à UFRJ, que será transformado em veleiro do tipo escuna”, destaca o professor Amorim, Coordenador Geral do Pólo Náutico da UFRJ.

[ Leia a matéria na íntegra no Notícias UFRJ ]

27.01.2004  UFRJ: Tradição em Vestibulares