De Olho na Mídia

17.02.2004

UFRJ será referência no combate à tuberculose

Com a segunda maior incidência de tuberculose do País, o Estado do Rio vai ganhar uma unidade de referência para o tratamento da doença que, segundo o Ministério da Saúde, atinge mais de 40 milhões de brasileiros e mata cerca de 5 mil por ano.
O BNDES liberou R$ 1,6 milhão para concluir laboratórios, enfermaria e um ambulatório de biossegurança máxima no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Campus da Ilha do Fundão, na Ilha do Governador.
Considerada caso de emergência pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1993, a tuberculose é problema de saúde pública no Brasil, onde são registrados anualmente, 90 mil novos casos. Deste total, em 2001, mais de 17 mil estavam no Estado do Rio. Coordenador do Programa de Controle da Tuberculose Hospitalar da UFRJ, Afrânio Kritski diz que, além de dobrar a capacidade de atendimento do hospital, o novo centro vai permitir novas pesquisas sobre fármacos, vacinas e métodos de diagnóstico e auxiliar na formação dos 55 alunos de mestrado e doutorado que participam do Programa.
A incidência no Rio, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, é de 103 casos por 100 mil habitantes. E 20 mais do que a dos Estados Unidos (5 por 100 mil).
- É uma pedra no sapato do gestor público, pois a doença é um indicador de exclusão social. Taxa de tuberculose significa que a situação social, econômica e de saúde é precária – avalia o médico.
Com as novas instalações, estima o pesquisador, a capacidade de atendimento no hospital do Fundão vai dobrar. Atualmente, cerca de 150 pessoas são tratadas por ano unidade.

Publicado em Jornal do Commercio, editoria Rio de Janeiro, página A12
Rio de Janeiro, 13 de fevereiro, sexta-feira.

10.02.2004  UFRJ deve ter cota de 20% no próximo vestibular
03.02.2004  Alunos fazem concreto com resíduos plásticos