De Olho na Mídia

03.02.2004

Alunos fazem concreto com resíduos plásticos

Alunos do curso de Química e Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) querem substituir a brita usada nos blocos de concreto por resíduos plásticos, como garrafas PET. Os testes iniciais já demonstraram que o novo material tem resistência para utilização nas paredes internas das construções.
A partir do mês que vem, os primeiros blocos feitos a partir do plástico serão fabricados por uma empresa de Nova Friburgo, na região serrana, numa parceria com a UFRJ. Eles serão usados na segunda fase da pesquisa.
A preocupação dos alunos envolvidos no trabalho é encontrar um destino para o plástico.
“Cerca de 15% do lixo urbano são feitos de plástico. É difícil calcular o impacto desse material no ambiente porque não só o tempo de degradação do plástico é grande como ele impermeabiliza o aterro sanitário e impede a eliminação até do material orgânico”, diz a professora Ana Catarina Evangelista, da Escola Politécnica da UFRJ, uma das coordenadoras do trabalho.
Rigidez
Inicialmente, os pesquisadores usaram nos testes lixo reciclado por cooperativas de catadores do Aterro Sanitário de Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Os catadores transformam todo o plástico recolhido em bolinhas, que são revendidas para fábricas de cadeiras e mesas de jardim, baldes, bacias e sacos plásticos.Os alunos da UFRJ misturaram essas bolinhas a cimento, areia e água, substituindo a brita na argamassa tradicional. O composto atingiu um nível de rigidez que permite seu uso em substituição aos tijolos nas divisórias em construções que têm vigas, pilares e lajes feitas de concreto tradicional.
Custo
Mas o novo material ainda não pode ser usado no lugar do concreto estrutural, que requer maior resistência. Agora, os pesquisadores vão estudar como o composto a que eles chegaram se comporta depois de fabricado o bloco. Ainda não foi possível calcular se o novo material vai encarecer ou baratear o custo da obra.

Publicado em DCI
São Paulo, 03 de fevereiro, terça.

27.01.2004  Seminário discute reforma universitária
21.01.2004  Dinossauro do MA coroa 50 anos de pesquisa