Olho no Olho

03.02.2004

Resultado da OAB causa polêmica

A OAB divulgou a listagem dos cursos de direito que foram aprovados pelo Programa OAB Recomenda. Os resultados são calculados com base no Provão e no exame da própria Ordem. A polêmica ficou por conta do resultado lastimável que as Faculdades de Direito do Estado do Rio obtiveram: apenas seis, das 60 que receberão o selo da instituição são do Rio. Dessas seis, quatro são universidades públicas, sendo uma delas a UFRJ. Alunos da Faculdade Nacional de Direito/UFRJ e o professor Manoel Cartena opinam sobre o assunto.

Alunos de Direito/UFRJ

Segundo eles, o percentual de aprovação dos alunos da UFRJ, tanto na prova da OAB, quanto em outros exames da área jurídica é sempre alto. A aluna do 8o perío-do, Maira Fernandes diz, no en-tanto, que o mérito por esse excelente desempenho não é da instituição e sim do próprio aluno. Maira declara que a grande maioria de seus colegas, ao concluir a faculdade, faz curso preparatório para a prova da OAB. “O que faz o aluno crescer é a sua procura por conhecimento jurídico, buscando tirar dúvidas com professores, fazendo cursos; ou seja, o estu-dante é um autodidata”, diz ela.
Aluno do 3o período, Daniel Mitidieri acrescenta que, inicial-mente, o estudante é estimulado pela própria tradição e história da faculdade. “O aluno quer fazer parte de uma sociedade que tem uma consciência produtiva, e o Brasil tem o caráter do desper-dício. Você tem um aluno bom e ignora isso. Nosso potencial é jogado no lixo.”
“Estudei um tempo em uma faculdade particular. Não havia falta de professores e a estrutura era excelente. O problema vinha dos alunos, que eram desinteressados. Na UFRJ ocorre o inverso”, informa Rafael Amorim.

Prof. Manoel Carpena

“É maravilhoso esse resultado da Faculdade na prova da OAB, pois mostra que a UFRJ mantem sua excelência no ensino.” O professor enfatiza que o alunado e a faculdade constituem uma unidade e ambos são responsáveis pelo produto final de um amplo trabalho desenvolvido na instituição. Carpena não atribui a um só esse resultado da OAB, mas a entidade como um todo, e parabeniza tanto os alunos quanto os professores.
“ Tenho muita vontade de continuar a dar estímulo a faculdade, embora já possa me aposentar, porque tenho orgulho em poder contribuir com a tradição da faculdade, que sempre teve professores de altíssimo nível. Inclusive, foram realizados 21 concursos para professores, cada um com sua banca.” , diz ele.
Quanto a critica dos alunos ao corpo docente, o Professor Carpena esclarece que, em qualquer instituição de ensino, existem bons e maus professores. Esses últimos, que não cumprem sua missão, deveriam ser punidos de alguma forma.

27.01.2004  A popularização da ciência
21.01.2004  Democratização do acesso à universidade pública