Fique de Olho

03.02.2004

Reitoria Itinerante no ICB

Dando continuidade ao projeto Reitoria Itinerante, o professor Aloísio Teixeira e alguns dos pró-reitores visitaram o ICB, Instituto de Ciências Biológicas. O objetivo dos encontros é intensificar o diálogo entre os institutos, faculdades e núcleos e a própria reitoria, favorecendo um diálogo direto e menos burocrático.
Vários problemas, deficiências e desejos do corpo social do Instituto foram expostos por professores, chefes de departamento e alunos. Entre os docentes, as maiores discussões se deram em torno da inclusão dos funcionários técnico-administrativos no âmbito científico do Instituto, investindo na qualificação do profissional; da política de concursos para os servidores; do maior debate sobre a implantação de cursos tecnológicos na Universidade ou a contratação de profissionais formados por outras entidades. Foram abordados ainda a implementação de escritórios de patente, que dão oportunidade aos pesquisadores e à Universidade de comercializar produtos gerados na Academia; a ampliação de parcerias com os governos estadual e municipal; o desenvolvimento das diretrizes curriculares do curso de Biomedicina e a superação da dissociação CNPq / CAPES na política de bolsas.
Os chefes dos departamentos destacaram que o estado dos prédios piora a cada gestão e esperam que a atual reitoria minimize o problema. O exemplo enfatizado foi o do Departamento Anatômico do ICB, com precárias condições sanitárias. Também afirmaram que historicamente, a Universidade tem dificuldade de fazer um diagnóstico de seus próprios problemas, citando dilemas na distribuição de vagas, quando concursos são abertos, no orçamento para pessoal, pressionado pelo aumento do número de funcionários inativos e decréscimo dos ativos. Uma proposta apresentada para equacionar a carência de servidores foi a possibilidade de docentes aturarem em mais de um instituto respeitando as necessidades e formação profissional.

27.01.2004  Reitoria Itinerante no Instituto de Biofísica
21.01.2004  PR-3 e o plano diretor