Ponto de Vista

03.02.2004

Mudança no Ministério da Educação

No último dia 28 o reitor da UFRJ, prof. Aloísio Teixeira, compareceu à transmissão de cargo, no MEC, do novo ministro da Educação, Tarso Genro, em substituição a Cristovam Buarque, demitido por telefone durante uma viagem.
Durante uma sessão extraordinária do Consuni (Conselho Universitário da UFRJ), o prof. Aloísio comentou sua ida à Brasília e explicitou suas expectativas e temores sobre o novo ministério, principalmente o papel que a universidade deverá assumir durante a tão esperada reforma universitária, anunciada pelo ministro Tarso Genro.
"O episódio da mudança do ministério, nas circunstâncias em que se deu, parece confirmar meu temor. Não me refiro apenas à forma como foi feita a substituição do ministro, que foi de uma indelicadeza e violência, talvez sem precedente na história republicana do país, mas também a alegação para a troca do ministro. Segundo o Governo, haveria necessidade do ministério ser ocupado por alguém que não tivesse relação com as universidades e fosse capaz de resistir ao corporativismo dessas instituições”, afirmou o reitor.

[ Leia mais no PAINEL DE ARGUMENTOS ]

27.01.2004  Escola de Belas Artes no desfile das escolas de samba