Estudos Medievais
Dentre
os livros didáticos e paradidáticos de história
voltados para o ensino fundamental e médio são raros
os que possuem textos atualizados com as novas pesquisas sobre Idade
Média. Geralmente, essas produções relegam
os temas medievais a segundo plano e dão prioridade a conteúdos
que ressaltam apenas o estudo do Feudalismo e da Igreja. Foi com
a constatação desse descompasso entre pesquisa e ensino
que as professoras Leila Rodrigues da Silva e Andréia Cristina
Lopes Frazão da Silva, do Departamento de História
do IFCS (Instituto de Filosofia e CIências Sociais), iniciaram
um estudo que visa à ampliação do debate e
das reflexões acerca das questões teóricas
e das perspectivas de produção do material didático
para o ensino do medieval nas escolas. A pesquisa intitulada “O
ensino da Idade Média no Brasil” conta com a participação
de catorze colaboradores entre doutorandos, graduados, mestres e
alunos de graduação e faz parte do Programa de Estudos
Medievais (PEM) da UFRJ. Criado em 91 e dirigido pelas duas professoras
desde 99, o PEM tem como rotina de trabalho a análise e crítica
do material didático produzido no Brasil e utilizado em escolas
públicas e particulares, o diálogo entre pesquisadores
e autores dos livros estudados, a elaboração de parâmetros
para a produção dessas edições didáticas
e a criação de uma estratégia que proporcione
contato entre a escola e a Universidade. O estudo avança
e já rendeu frutos como a produção de um livro
“Vida de Santa Maria Madalena” e de um catálogo
de filmes sobre a Idade Média.
Segundo Andréia Frazão, a importância desse
trabalho está na melhoria dos profissionais de educação:
“estamos preocupados em divulgar os resultados das investigações
no campo dos estudos sobre o medievo; estimular o ensino e a pesquisa
de temas medievais e propiciar a formação de nossos
alunos como professores críticos.” Em paralelo à
pesquisa, há uma lista de discussão para os interessados
através do grupo pem-subscribe@egroups.com.
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