23.12.2003

Estudos Medievais

Dentre os livros didáticos e paradidáticos de história voltados para o ensino fundamental e médio são raros os que possuem textos atualizados com as novas pesquisas sobre Idade Média. Geralmente, essas produções relegam os temas medievais a segundo plano e dão prioridade a conteúdos que ressaltam apenas o estudo do Feudalismo e da Igreja. Foi com a constatação desse descompasso entre pesquisa e ensino que as professoras Leila Rodrigues da Silva e Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva, do Departamento de História do IFCS (Instituto de Filosofia e CIências Sociais), iniciaram um estudo que visa à ampliação do debate e das reflexões acerca das questões teóricas e das perspectivas de produção do material didático para o ensino do medieval nas escolas. A pesquisa intitulada “O ensino da Idade Média no Brasil” conta com a participação de catorze colaboradores entre doutorandos, graduados, mestres e alunos de graduação e faz parte do Programa de Estudos Medievais (PEM) da UFRJ. Criado em 91 e dirigido pelas duas professoras desde 99, o PEM tem como rotina de trabalho a análise e crítica do material didático produzido no Brasil e utilizado em escolas públicas e particulares, o diálogo entre pesquisadores e autores dos livros estudados, a elaboração de parâmetros para a produção dessas edições didáticas e a criação de uma estratégia que proporcione contato entre a escola e a Universidade. O estudo avança e já rendeu frutos como a produção de um livro “Vida de Santa Maria Madalena” e de um catálogo de filmes sobre a Idade Média.
Segundo Andréia Frazão, a importância desse trabalho está na melhoria dos profissionais de educação: “estamos preocupados em divulgar os resultados das investigações no campo dos estudos sobre o medievo; estimular o ensino e a pesquisa de temas medievais e propiciar a formação de nossos alunos como professores críticos.” Em paralelo à pesquisa, há uma lista de discussão para os interessados através do grupo pem-subscribe@egroups.com.

16.12.2003  UFRJ faz parceria com a UERJ
09.12.2003  Aurora no Fundão