Fique de Olho

23.12.2003

Reitor faz balanço no CONSUNI

O Conselho Universitário, CONSUNI, reuniu-se, dia 22 de dezembro, no Salão Pedro Calmon do Forum de Ciência e Cultura para um balanço das atividades dos seis primeiros meses da gestão e das perspectivas para o próximo ano.
Dentre os projetos discutidos no evento, um dos que mais chamou a atenção, foi a importância de se pensar uma nova estrutura do ensino na área de graduação, através da modernização, criação e fusão de cursos, ampliação dos cursos noturnos, além de transformar as formas de acesso à universidade. “Estamos caminhando para a supressão do próprio Vestibular que é uma barreira de natureza social intransponível para as camadas de baixa renda da sociedade.”, afirmou o reitor, Aloísio Teixeira.
Também fez parte do debate, a discussão sobre a necessidade de se criarem condições para que o aluno permaneça na universidade, diminuindo a evasão. Para isto, está prevista a ampliação de programas de apoio, incluindo os bandejões que devem ser instalados em 2004.
O reitor destacou a importância da relação da UFRJ com a Petrobras que disponibilizou R$ 11 milhões para a reforma da Escola de Música além de mais R$ 4 milhões para a continuidade das obras do CEU, Casa do Estudante Universitário, na Avenida Rui Barbosa que vai sediar um colégio de altos estudos da UFRJ.
A universidade ainda negocia com o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) a criação de um centro de treinamento olímpico no Fundão.
Em 2004, a Reitoria Itinerante, que vem visitando as unidades da Universidade para observar de perto seus problemas, deve continuar.
Ao fim do Conselho, houve apresentação do Coral Brasil Ensemble e do Coro Infantil da UFRJ no Salão Dourado além de uma apresentação do grupo As Pastorinhas de Realengo na Capela São Pedro de Alcântara.

23.12.2003  Debates sobre etnomusicologia
09.12.2003  A universidade (en)contra a favela