02.12.2003

Restauro no HESFA

Principal modelo arquitetônico do Rio de Janeiro, considerado um dos únicos hospital-monumento do país, o Hospital Escola São Franscisco de Assis, HESFA, comemora um grande passo na manuntenção do seu patrimônio. No dia 8 de dezembro será assinado o convênio entre os reitores da UFRJ e da Universidade Rural do Rio de Janeiro para o projeto da reforma da Capela do hospital. Fruto de muito esforço para a restauração do HESFA, o convênio beneficia a Capela por ser a menor unidade do edifício. O projeto de restauro foi concebido da união do arquiteto José Aguilera, do IPHAN –Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – com profissionais da UFRRJ e com a arquiteta do HESFA, Dalva de Castro e seus estagiários.
Segundo Dalva, a falta de apoio impede a realização do Projeto de conservação de todo o hospital: “Conseguimos uma verba dos Correios para iniciarmos a restauração da Capela. Mas ainda temos muito o que fazer. Somente agora foi aprovada a licitação para que uma empresa faça o plano diretor, que é só o começo. Só daqui a uns seis meses teremos a planta que preveja os reparos. Nosso principal problema atualmente é apoio financeiro. A importância do convênio é divulgar a necessidade de restauração do hospital e atrair novos colaboradores” – enfatiza Dalva.

25.11.2003  Atenção na propaganda de medicamentos
18.11.2003  Novos intercâmbios à vista