09.12.2003

Aurora no Fundão

Já está no cais, na Ilha do Fundão, desde o dia 4 de dezembro, a embarcação Aurora, doada pela Marinha do Brasil à UFRJ, que após ampla reforma será utilizada pela universidade para atividades de ensino, pesquisa, extensão. A participação em competições náuticas também está prevista. A assinatura do documento de cessão do casco ocorreu em breve solenidade,dia 11 de novembro,a bordo do veleiro Cisne Branco, navio – escola da marinha brasileira e contou com a presença do professor Fernando Amorim, do Departamento de Engenharia Naval da Escola Politécnica da UFRJ, do comandante Leo Ferreira, responsável pela Capitania dos Portos e do Capitão de Mar-e-Guerra Bernardo José Gamboa, comandante do Cisne Branco. O pró-reitor de Extensão, Marco França, representante do reitor na ocasião, lembra que esta parceria amplia os vínculos entre a UFRJ e a Marinha, um dos principais empregadores dos formandos das áreas de engenharia naval e afins.
O Aurora é um pesqueiro, de origem holandesa, que foi arrestado pela Marinha, permanecendo amarrado por longo tempo próximo a Ilha da Conceição, em Niterói. No dia 4 deste mês, foi rebocado para a ilha do Fundão, a fim ser transformado em um barco a vela, provavelmente, do tipo escuna. Esta reforma, afirma Fernando Amorim, também responsável pelo polo naútico da UFRJ, permitirá aos alunos vivenciarem várias etapas da prática de projetos e construção naval.Quando concluída, a embarcação será um valioso instrumento para auxiliar pesquisas no campo da biologia marinha, oceanografia e outros tantos campos de conhecimento vinculados ao mar.

02.12.2003  Restauro no HEFSA
25.11.2003  Atenção na propaganda de medicamentos