Olho no Olho

23.12.2003

Plano Diretor para a Universidade

O plano diretor serve para desenvolver fisicamente a Universidade. É uma medida estratégica. Envolve, por exemplo, a construção de novos prédios, medidas para melhorar a segurança nos campi e projetos esportivos. O último plano diretor da UFRJ é da década de 70. A Prefeitura Universitária e a Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PR-4) lançaram um site para recolher idéias que vão ajudar na elaboração de um novo plano. Conheça o projeto e seus benefícios:

Fátima Fernandes
Superintendente da Pró-Reitoria de
Planejamento e Desenvolvimento (PR-4)

A professo
ra Fátima Fer-nandes é su-perintendente da Pró-reitoria de Planeja-mento e De-senvolvimento (PR-4). Ela diz que o pla-no diretor será importante para determinar qual a melhor forma de utilizar e expandir o território da Universidade. Esse planejamento contribuirá para melhorar as atividades acadêmicas e a própria qualidade de vida nos campi. O site www.ufrj.br/planodiretor está re-colhendo opiniões da comunidade acadêmica sobre onze questões estratégicas sobre a vida na UFRJ. Fátima esclarece que essas suges-tões serão analisadas e serão elaboradas propostas. Especia-listas vão analisá-las e depois serão submetidas aos fóruns políticos da Universidade para que sejam aprovados. “O importante é equi-librar as demandas da instituição e a possibilidade de serem feitas modificações”, explica. A profes-sora pede que todos participem da discussão no site.

Joel Regueira Teodósio
Coordenador do Forum de
Ciência e Cultura da UFRJ

Um outro ponto que será discu-tido no Plano Diretor é se os prédios his-tóricos devem continuar sendo utili-zados para atividades de ensino, pesquisa e exten-são. Segundo o coordenador do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, no Palácio Universitário, professor Carlos Tannus, não haveria problema se os prédios fossem preparados para tal. “A Universidade não possui prédios inteligentes”, afirma. Tannus diz que, assim como outros edifícios da UFRJ, o Palácio Universitário foi mal adaptado para as atividades que funcionam nele. Há, por exemplo, mezaninos que desfiguram a arquitetura original e salas sem nenhu-ma estrutura de ventilação e iluminação que abrigam bibliotecas importantes. Tannus adianta que a reitoria tem um projeto para construir prédios inteligentes, com total estrutura para projeções multimídia, na área onde hoje fica o campo de futebol do campus Praia Vermelha. Esses prédios abrigariam os cursos que funcionam no Palácio Universitário e este seria utilizado como centro cultural e apo-sentos para professores visitantes.

16.12.2003  É de grão em grão
09.12.2003  O sindicato em disputa