16.12.2003

UFRJ faz parceria com a UERJ

A Primeira Jornada de Psicologia Organizacional e do Trabalho, evento realizado pela UERJ e UFRJ, nos dias 10 e 11 de dezembro, marcou o início da parceria entre essas duas instituições de ensino para a oferta da linha de pesquisa dos cursos de mestrado e doutorado em Psicologia Organizacional.
Para Marcos Jardim, diretor do Instituto de Psicologia da UFRJ, a parceria dará mais consistência e vitalidade à produção da área de Psicologia Organizacional.
A reunião de profissionais da UFRJ e da UERJ, com elevado grau de experiências em organizações, titulação e interesse em trabalhar conjuntamente, fez com que surgisse o interesse no desenvolvimento da oferta dessa linha de pesquisa.
Segundo o prof. Marcos Jardim, diante da oferta de tantos cursos sobre essa mesma linha oferecidas por instituições privadas, cursos rápidos, a UFRJ e a UERJ oferecem um diferencial acadêmico no desenvolvimento dessa área de concentração, dando aos alunos condições de criar um mapa cognitivo para entender o processo de mudança nas sociedades modernas.
Na UFRJ, a oferta dessa linha de pesquisa para o curso de mestrado e doutorado está em estruturação, pois muitos professores estão em processo de titulação.
O Instituto de Psicologia da UFRJ tem como propostas para a graduação um ensino mais centrado no aluno, privilegiando os debates e seminários como espaços de discussão e com a alocação da carga horária para que o estudante tenha condições de desenvolver mais a pesquisa de campo e bibliográfica. Quanto a pós-graduação, está em estudo a reestruturação do curso de Especialização em Desenvolvimento de Recursos Humanos, coordenado pela prof. Fany M. Tchaicowsky.
Além dessas duas atuações, o Instituto pretende trabalhar a aproximação e integração com as unidades da UFRJ que tenham em seus currículos cadeiras de psicologia. A idéia é que o ensino tenha seu foco em áreas da sociedade brasileira que necessitam de atenção como: justiça, economia informal, trabalho, movimento social, áreas que demandam aproximação com a Universidade.
Outro ponto destacado pelo prof. Marcos Jardim foi a possibilidade de se ampliar as contribuições internas através de parcerias entre as diversas unidades e a administração da UFRJ, afim de que esse movimento levasse a instituição a construir a sua própria Universidade Corporativa.

09.12.2003  Aurora no Fundão
02.12.2003  Restauro no HEFSA