Olho no Olho

 
09.12.2003  
   

O sindicato em disputa

Terminam na quinta-feira as eleições para o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ, o Sintufrj. Duas chapas disputam o segundo turno e buscam representar os cerca de 15 mil funcionários de uma das maiores universidades do país. O Olhar Virtual foi conhecer as propostas das chapas. Confira:

 

Neuza Pinto
Chapa 2

A chapa “Conquistar + para a cate-goria” é formada por integrantes da atual gestão do sindica-to. Uma das suas coordenadoras, Neuza Pinto, diz que a intenção é dar continuidade ao trabalho desenvolvido e resgatar o papel do servidor enquanto agente político. Por isso, uma das principais ações da chapa, caso seja eleita, será brigar por mais espaços institucionais, como mais representação em órgãos decisórios e defender a universidade pública lutando quando a reforma universitária começar a ser dis-cutida no ano que vem. Neuza acrescenta que essa foi a tônica do trabalho na gestão anterior e que acredita que o servidor pode influir politicamente bus-cando construir a cidadania no país. Segundo a coordenadora da chapa, essa é a principal diferença em relação à chapa concorrente. A chapa 3 estaria interessa-da apenas em lutar por políticas assis-tencialistas e compensatórias. A chapa “Conquistar + para a categoria” vai buscar parcerias com instituições de fora da uni-versidade para promover atividades culturais e esportivas para a categoria.

Rogério Batista
Chapa 3

A chapa “A Vez da Base – Renovar para lutar”, tem como uma das principais propos-tas conquistar melhorias para a base da categoria. Segundo um de seus coordenadores, Rogério Batista, é preciso que haja um sindicato mais transparente, desvinculado de questões partidárias e de tendências exclusivamente políticas. Rogério acredita que o sindicato precisa ser independente e voltado para as necessidades da maioria dos sin-dicalizados. O representante da chapa “A Vez da Base” declara que a atual gestão do sindicato não fez um trabalho satis-fatório: declarou greve com 200 sindicalizados presentes em assembléia, deixou a desejar na parte jurídica, no esporte e no lazer da categoria. Segundo ele, o resultado do trabalho do atual sindicato se mostrou nas urnas no primeiro turno das eleições: o alto número de abstenções. A chapa quer investir mais na assistência aos funcionários. Um exemplo dessa postura é a intenção de criar um centro de lazer para os funcionários.
 

 

 

Últimas Matérias
02.12.2003  A comercialização do Natal
25.11.2003  Encenações filmadas: teatro ou cinema
18.11.2003  Preconceito racial?