Olho no Olho

 
11.11.2003  
   

Cuidados com o sol

Ultimamente o sol não está dando refresco aos cariocas. Nos fins de semana em que ele aparece, o programa preferido é ir à praia e renovar o bronzeado. Mas é preciso ter cuidado com a exposição prolongada aos raios solares. Problemas como envelhecimento precoce e câncer de pele estão intrinsecamente ligados ao tema e nem sempre o filtro solar é sinônimo de proteção.

 

Absalom Filgueira

O professor Absalom Filgueira, dermatologista, do Hospital Universi-tário Clementino Fraga Filho, escla-rece que apenas 30% dos brasileiros são capazes de desenvolver câncer de pele. Portanto, existe um terrorismo ou um sensacionalismo por parte de empresas que exploram os males que o sol pode causar ao ser humano com o objetivo de lucrarem mais. O professor Filgueira afirma que a exposição solar é importante e saudável, porque participa do equilíbrio imunológico do organismo. O que se deve evitar são os excessos. O sol entre 9 horas e 15 horas é prejudicial e pode causar envelhecimento da pele. O outro extremo também deve ser evitado: quem não pega sol pode ter problemas de osteoporose e câncer de intestino, próstata e mama. O professor adverte que nem todos os filtros solares protegem a pele de modo adequado. O hospital universitário, na Ilha do Fundão, oferece o teste da determinação da UVB suscetibilidade. É o teste que diz se a pessoa pode ou não pegar câncer de pele. Caso ela não seja suscetível a esse tipo de câncer, não deve achar que os problemas acabaram: o envelhecimento de pele atinge a todos.

 
Elisabete dos Santos

A professora Elisabete dos Santos, da Faculdade de Far-mácia, é especialista em filtros solares e revela para os leitores do Olhar Virtual as mentiras e verdades sobre o tema. Ela ressalta a importância de se utilizar sempre o filtro solar e evitar exposição demasiada ao sol entre às 10 e 15 horas. Os filtros devem ter o selo de qualidade do Ministério da Saúde. Quanto mais branca for a pele da pessoa, maior o fator FPS (número dos filtros – 20, 25, 30...) terá de ser utilizado. Já foi com-provado que o máximo de proteção é com o fator 30. Portanto, nada adianta comprar um filtro número 70. A diferença é que você pagará mais e terá a mesma pro-teção. Deve-se aplicar o filtro de duas em duas horas, principalmente se a pessoa entrar na água. Para a professora Elisabete, o preço dos filtros é acessível e a Sociedade Brasileira de Dermatologia está desen-volvendo importantes projetos de conscientização da população. A profes-sora condena o uso de bronzeadores, compostos geralmente por tipos de óleos minerais acrescidos de corantes. “Não oferece nenhum tipo de proteção. A pessoa fica fritando e tem grandes chan-ces de desenvolver o câncer de pele”, adverte.
 
 

 

Últimas Matérias
04.11.2003  Política antitabagista
28.10.2003  Motivos para comemorar?
21.10.2003  Direito de quem?