11.11.2003

Rádio Interferência está no ar

Para quem estuda na Escola de Comunicação da UFRJ, a Rádio Interferência é sinônimo de liberdade e criatividade. Liberdade porque é uma rádio livre que permite aos alunos experimentar e ousar na sua programação; criatividade porque esses mesmos alunos enfrentam diversas dificuldades de forma original.
A Rádio Interferência foi criada em 1985 pelos próprios alunos da ECO, da Economia e da Física, sendo uma das mais antigas entre as rádios livres e universitárias do Brasil. No seu início, a repressão às rádios era maior que hoje, forçando a rádio a funcionar clandestinamente.
Mas afinal, o que é uma rádio livre? “É uma emissora sem concessão, funcionando a baixa potência, sem fins lucrativos e auto-gerida de forma horizontal, sem hierarquia”, segundo um dos integrantes da rádio, Marcos Oliveira. No site da rádio, eles afirmam que não há interesse, por parte dos organizadores, de pedir uma concessão, pois discordam da Lei de radiodifusão (lei 9.612), além de não acreditarem que tal concessão seja aceita. A Lei restringe o alcance da rádio em um quilômetro de raio e exige um modelo de organização empresarial, o que foge da proposta inicial da rádio.
Em abril desse ano, a Rádio Interferência sofreu uma coação da Polícia Federal e foi obrigada a fechar após a inspeção realizada por um agente da PF. Segundo o estudante Márcio Rezende, integrante da emissora que estava no ar no momento da inspeção; o agente não apresentou mandado judicial e interferiu na programação, ao interromper a transmissão e obrigar o estudante a desligar o equipamento.

[ Leia mais no Notícias UFRJ ]

04.11.2003  Conheça a RedeSist