De Olho na Mídia

11.11.2003

O desafio da reciclagem
Separação de componentes de pilhas é complexa, cara e consome muita energia

As pilhas são objetos pequenos, comuns e de grande comercialização -- só o Brasil produz cerca de 800 milhões por ano. Tóxicas, são comumente despejadas no lixo doméstico e encaminhadas para aterros sanitários onde, a céu aberto, entram em decomposição e liberam metais pesados no solo. Com o tempo esses elementos podem provocar danos irreversíveis ao meio-ambiente caso contaminem lençóis freáticos, a fauna e a flora e entrem na cadeia alimentar.
Com o objetivo de aprimorar técnicas de reciclagem de pilhas de forma econômica e ambientalmente sustentáveis, pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desenvolveram um estudo sobre o reaproveitamento de pilhas usadas. O trabalho, publicado na edição de julho e agosto da revista Química Nova, descreve e analisa todas as etapas de reciclagem em escala experimental das pilhas comuns.
Pesquisador e professor do Instituto de Química da UFRJ, Julio Carlos Afonso explica que a reciclagem eficiente de pilhas ainda está longe de ser uma realidade no Brasil, onde o processo não é feito em escala industrial. A dificuldade de implementação de usinas de tratamento seria atribuída ao alto custo do reaproveitamento das pilhas. Como elas são multicomponentes, a desmontagem é muito complexa e o processo de reciclagem consome grande quantidade de energia.
A equipe trabalhou com as pilhas de uso mais comum -- as do tipo zinco/manganês (Zn/MnO2), ambos metais pesados. A partir do desmonte manual das mesmas, é possível separar seus componentes básicos (ver figura). O próximo passo descrito no artigo é o tratamento da pasta eletrolítica juntamente com o zinco, a partir da fusão com NaOH (hidróxido de sódio), seguida de dissolução em água.
São resultantes desse processo uma solução verde-escura de manganato e zincato de sódio, dióxido de manganês e óxido de zinco (ambos de interesse econômico), além de um resíduo líquido final salino incolor (sulfato de sódio) e um resíduo sólido insolúvel contendo mercúrio, ferro, níquel e chumbo.
Isso mostra que, embora o manganês e o zinco sejam os metais ativos no funcionamento das pilhas, outros metais pesados podem ser encontrados em pequenas quantidades, o que reforça a necessidade de reciclagem das pilhas. Uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente estabelece níveis máximos de mercúrio, cádmio e chumbo nas pilhas até os quais elas podem ser descartadas em aterros sanitários comuns. "Essa resolução é muito branda", comenta Julio Afonso. "Não se trata de um material que possa ser descartado sem tratamento especial."
O pesquisador aponta que o desenvolvimento de técnicas de reciclagem será pouco eficaz se não houver um trabalho paralelo de conscientização. A separação das pilhas no lixo comum é um processo insalubre e faltam informações à população para que esse problema seja evitado.
"Estados como o Rio de Janeiro possuem leis que garantem a coleta seletiva de pilhas e baterias, mas, infelizmente, a quantidade recuperada ainda é pequena por falta de esclarecimento da população", lamenta o professor.

Texto de Júlio Lobato
Revista Ciência Hoje - 13/10/03

Para ler mais matérias visite:
Jornal da Globo:
Portal da FAPESP: