Fique de Olho

11.11.2003

Vide Vídeo
De 8 a 15 de novembro, na Escola de Comunicação da UFRJ e na Casa França Brasil acontece a sétima edição do Vide Vídeo - Festival Nacional de Cinema e Vídeo Universitário da UFRJ.
Este ano com 128 curtas inscritos, serão realizadas duas mostras: uma competitiva e outra não, divididas nas categorias animação, ficção, documentário e experimental. Todas as produções concorrem ao prêmio do júri popular e as da mostra competitiva concorrem também ao prêmio do júri técnico. As exibições abertas ao grande público ocorrerão de 10 a 14 de novembro no auditório da CPM (Campus da Praia Vermelha) e na Casa França Brasil – no Centro. A entrada é franca. Para mais informações: 3873-5076/ 8139-4665 ou pelo site: www.eco.ufrj.br/videvideo/.

Ciência como literatura
No dia 12 de novembro de 2003 às 18h30, na Rua Lauro Muller 3 em Botafogo acontece o evento “A Divulgação da Ciência como Literatura” - Sarau de Poesia e Ciência e exibição de um caleidoscópio de clássicos da ficção científica em vídeo dentro da série Terra Incógnita promovido pela Casa da Ciência e a Editora da UFRJ.

Estudos Medievais
O Programa de Estudos Medievais da UFRJ realiza nos dias 17, 18 e 19 de novembro, das 15h às 20h, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, a V Semana de Estudos Medievais. Durante o evento serão apresentadas conclusões de pesquisas desenvolvidas nas diversas áreas do conhecimento, tais como música, literatura, história, filosofia, teologia, direito, educação e afins, sobre o medievo em forma de comunicações orais; serão proferidas conferências por medievalistas; dentre outras atividades. Podem se inscrever na V SEM alunos de graduação e pós-graduação, professores do ensino fundamental, médio e superior e interessados em geral. Serão conferidos certificados. Maiores informações: http://www.pem.ifcs.ufrj.br/programacao.htm.

Forum Cultural
O Forum de Ciência e Cultura traz nesta semana uma programação bastante eclética. Entre outros, continua sendo realizado o projeto Forum na Tela, desenvolvido desde abril de 2003, que tem como objetivo receber ciclos de filmes (nacionais ou internacionais) e documentários, sobre temas variados. O projeto Dança no Forum - Mostra do Bacharelado de Dança da EEFD/UFRJ acontece nos dias 11, 18 e 25 de novembro sempre às terças-feiras, às 12h30min no Campus da Praia Vermelha - Palco ao lado da piscina. Na área musical, no projeto Música no Fórum, realizado no Salão Dourado às quintas-feiras, às 19h, serão apresentados dois recitais: no dia 13, clarineta e piano e no dia 27, piano, canto e violoncelo.
Mais informações: http://olharvirtual.ufrj.br/agenda/.

04.11.2003  Workshops agitam a UFRJ
28.10.2003  1º Encontro de pesquisadores escritores no PACC/UFRJ
21.10.2003  Sintonia (Quem?! e Som da Rua)