Fique de Olho

28.10.2003

1° Encontro de Pesquisadores Escritores do PACC/UFRJ
"O Escritor Brasileiro Na Virada Do Século Ao Vivo e A Cores”. Esse é o tema do 1º Encontro de Pesquisadores Escritores do PACC/UFRJ– Programa Avançado de Cultura Contemporânea. Com objetivo de divulgar e consolidar a produção literária no Brasil na virada do século XX para o século XXI, através da leitura das obras; a série de encontros contará com a participação de escritores renomados como Nélida Piñon, Arnaldo Bloch, Carlos Heitor Cony dentre outros. O evento acontece sempre às quartas-feiras de 17h a 18h30, no auditório do PACC, a partir do dia 5 de novembro. A entrada é gratuita. Para maiores informações, acesse olharvirtual.ufrj.br/agenda ou ligue para Tel. (21) 3873-5156.
O PACC fica no Campus da Praia Vermelha, prédio anexo do CFCH, bloco B 3o andar.
Av. Pasteur, 250 (fundos)

Tributo a Josué de Castro
O professor e escritor Josué de Castro será homenageado no evento: Tributo a Josué de Castro nos dias 30 e 31 de outubro. Um dos mais importantes brasileiros do século 20, cuja vida foi dedicada a desvendar e denunciar as condições de vida de milhões de pessoas atingidas pela fome, Josué de Castro formou-se em medicina, assumiu a cátedra de Geografia Humana na Faculdade Nacional de Filosofia e, em 1946, criou o Instituto de Nutrição da Universidade do Brasil. Indicado por duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz, ele teve seu mais conhecido livro, Geografia da fome, traduzido em mais de 25 idiomas.
No primeiro dia (30/10), no Auditório Hélio Fraga (Prédio do CCS, bloco K, 2º andar), a cerimônia de abertura contará com a presença da Vice-Reitora, Profª Sylvia Vargas, do Prof. Emérito Clementino Fraga, Prof. João Ferreira da Silva Filho (Decano do CCS/UFRJ), Profª. Andréa Ramalho (Diretora do IN/UFRJ) e Profª. Ana Maria de Castro (IFCS/UFRJ). Durante o evento haverá uma mesa de debate com o tema: “O legado de Josué de Castro e sua interdisciplinaridade”, seguido de uma exibição do vídeo Josué de Castro, cidadão do mundo, de Silvio Tendler.
Já no dia 31, o Conselho Universitário da UFRJ homenageará o médico, cientista político, professor e escritor Josué de Castro, com o título de Doutor Honoris Causa (in memoriam) em sessão solene no Salão Pedro Calmon, do Forum de Ciência e Cultura, às 18h. Confira na íntegra a programação no site olharvirtual.ufrj.br/agenda.

Nos dias 3 e 6 de novembro, no auditório do BNDES, acontece a Conferência Internacional Sistemas de Inovação e Estratégias de Desenvolvimento para o Terceiro Milênio, que marca a criação de uma rede global de pesquisadores que trabalham com o conceito de sistemas de inovação. O objetivo do encontro é de aprofundar o debate sobre as formas de geração e difusão do conhecimento no novo padrão de acumulação além de estimular o intercâmbio de informações entre pesquisadores de diferentes países. No Brasil, já funciona desde 1996, a Rede de Pesquisa em Sistemas Produtivos e Inovativos Locais (Rede Sist), coordenada pelo pesquisador José Eduardo Cassiolato do Instituto de Economia da UFRJ. A Rede Sist conta com participação de pesquisadores do país e do exterior, principalmente nos campos da Economia, Sociologia, Geografia e Engenharia da Produção.
Para maiores informações acesse www.sinal.redesist.ie.ufrj.br/globelics/portugues.php ou tel. (21) 8142-5563.

21.10.2003  Sintonia (Quem?! e Som da Rua)
14.10.2003  Música no Fórum
07.10.2003  Literatura e medicina são tema de palestra no Hospital Universitário