De Olho na Mídia

04.11.2003

Estudantes criam carro-robô com controles 3D

Protótipo de sistema integrado que mistura software, mecânica e realidade virtual nasceu no campus da UFRJEle parece aquele carro-robô enviado a Marte anos atrás. Mas é um protótipo de tecnologias integradas para ser empregado aqui na Terra mesmo, transmitindo remotamente imagens e sons em ambientes provavelmente mais inóspitos do que as wastelands marcianas, a saber, túneis e dutos de difícil acesso, zonas de conflito, ambientes radioativos e mesmo laboratórios de informática cheio de engenhocas esquisitas, dizem, rindo, seus criadores. O Sistema de Inspeção Remota Móvel — um simpático carrinho-robô do tamanho aproximado de um automodelo — nasceu no LASPI (Laboratório de Aplicações Tecnológicas para o Setor Produtivo-Industrial) da UFRJ, bolado por quatro estudantes de graduação em Engenharia Eletrônica e Computação da Escola Politécnica (antiga Escola de Engenharia) da universidade: Paulo Gentil Fernandes, Filipe Leandro Barbosa, Diogo Coutinho e André Futuro. O bichinho levou quatro meses para ficar pronto e já ganhou um prêmio importante: um artigo sobre o projeto tirou segundo lugar na Semana de Eletrônica, concorrendo com alguns PhDs na área. O prêmio foi entregue pelo ramo estudantil do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers). (...)

Jornal O Globo – Informática Etc.
Publicado dia 03 de novembro, segunda-feira.

28.10.2003  Pesquisadores da UFRJ patenteiam substância capaz de matar tumores
21.10.2003  Revitalização do Museu Nacional terá R$40 milhões da União