No Foco

 
28.10.2003  
   

Museu Nacional será revitalizado

Criado por Dom João VI, em 1808, o Museu Nacional ocupa, desde 1892, o antigo Paço São Cristóvão Imperial na Quinta da Boa Vista, prédio que, durante quase um século abrigou a família real portuguesa, posteriormente a família imperial brasileira e, de 1889 a 1891, acolheu os trabalhos da primeira Assembléia Constituinte Republicana. Apesar de sua relevante presença na história, o atual Palácio de São Cristóvão encontra-se em precário estado de conservação.
Para reverter este quadro, foi realizada dia 22 outubro, no Palácio Gustavo Capanema, sede da representação do MEC, uma reunião Interministerial, quando foram assinados protocolos de cooperação visando revitalizar a mais antiga instituição nacional dedicada à ciência geral.
Entre os signatários estiveram o reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira; o diretor do Museu, Sérgio Alex de Azevedo; o Ministro da Cultura, Gilberto Gil; o Ministro da Educação, Cristovam Buarque; o assessor de políticas do Turismo, José Roberto de Oliveira, representando o Ministro do Turismo Walfrido dos Mares Guia; e o presidente do Jardim Botânico, Liszt Vieira, representando a Ministra do Meio Ambiente Marina Silva.
Com o amparo de verbas da ordem de 40 milhões de reais, a serem captadas com o apoio do governo federal, atividades cientificas do Museu serão transferidas para espaços externos ao Palácio de São Cristóvão. A sede ficará exclusivamente destinada às exposições permanentes e temporárias e às atividades a elas diretamente relacionadas, como os serviços de Museologia e de Assistência ao Ensino.

[ Leia a matéria na íntegra no Notícias UFRJ ]

 

Últimas Matérias
21.10.2003  Seminário SINAES
14.10.2003  IPPMG oferece auxílio referência a crianças portadoras do vírus da AIDS
07.10.2003  Cooperativismo para desenvolver o país