28.10.2003

UFRJ lança o programa Universitários Sem Fronteiras em parceria com a UNESCO

O programa EICOS – Estudos Interdisciplinares de Comunidades e Ecologia Social – do Instituto de Psicologia da UFRJ, responsável por pesquisas em desenvolvimento e meio ambiente em comunidades, e que tem como objetivo preservar a ecologia e a cultura dessas populações, vai lançar, com apoio das Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), o programa “Universitários Sem Fronteiras”.
O projeto é de voluntariado e baseia-se em outro programa da UNESCO, o “Médicos Sem Fronteiras”. O objetivo é levar estudantes da UFRJ a comunidades a fim de pesquisarem e proporem maneiras de melhorar a vida da população dessas regiões. Com o programa, a UNESCO espera desenvolver uma rede de compartilhamento e cooperação interuniversitária, reforçando o ensino e a pesquisa nas instituições e contribuindo para diminiuir as diferenças entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
O programa EICOS é uma das Cátedras (antenas de atuação) da UNESCO espalhadas pelo mundo. O título foi concedido à UFRJ em 1993. Participam do grupo cerca de 60 estudantes (graduação e pós) de diversos grupos: biologia, arquitetura, sociologia, psicologia, comunicação etc.
Algumas pesquisas importantes estão sendo realizadas pelo EICOS: o coral de meninos e menimas da comunidade Pavão-Pavãozinho e Cantagalo; prevenção de doenças sexualmente transmissíveis no Morro do Urubu e na Vila Paciência; e o teatro popular de mulheres em Angra dos Reis.
A professora Maria Inácia d`Ávila, responsável pela Cátedra sediada na UFRJ, ressalta a importância do “Universitários Sem Fronteiras”: “o programa possibilitará trabalhar com questões acadêmicas, construir novas teorias, e atuar na sociedade. Vamos levar o conhecimento para fora dos muros da Universidade.”
Durante o programa, os universitários recolherão informações para formar um banco de dados de projetos e outro de voluntários. A intenção é criar atrativos para que parceiros possam financiar mais ações de pesquisa e intervenção nessas comunidades.
O lançamento do “Universitários sem Fronteiras” ocorre no dia 3 de novembro, segunda feira, às 18h no Salão Dourado do Forum de Ciência e Cultura da UFRJ. Estarão presentes a representante oficial da UNESCO de Paris, Christine Von Furstenberg e Denise Jodelet, do grupo de conselheiros estrangeiros no Conselho Científico da Cátedra. Na ocasião, a UFRJ também receberá um prêmio da UNESCO, pelos projetos realizados na cátedra, representada pelo EICOS.

21.10.2003  Superintendência (SG-6) vai virar Pró-Reitoria
14.10.2003  Políticas de Saúde Integral do Trabalhador da UFRJ