Ponto de Vista

28.10.2003

A internet é um veículo excludente?

As novas tecnologias sempre seduziram muitas pessoas, a maior parte delas refém de uma sociedade tecno-científica que vem produzindo “progresso” sem sequer discutir as contrapartidas destas novidades. Neste fluxo de inovações, a internet foi durante muito tempo a esperança de uma prática renovadora, que rompesse as barreiras comumente encontradas em outros meios. Havia uma crença de que os homens definitivamente poderiam alcançar o inimaginável. Atualmente, novos desafios se colocam e faz-se necessário repensar algumas questões antigas em conjunto com outras mais recentes que se impõem. O professor Geraldo Nunes, da Escola de Comunicação da UFRJ, discute a questão da rede digital ser um veículo de exclusão ou inclusão do brasileiro. Para ele, há a necessidade de uma análise por dois viéses: o primeiro trata da natureza do meio, que por características intrínsecas a sua tecnologia, pode ser considerado uma invenção potencialmente positiva, pois, permite uma alta interatividade entre os usuários. Além de incorporar educação e cultura, também permite um controle social mais efetivo por parte da sociedade civil. Entretanto, a exclusão se daria pela falta de predisposição cultural, onde as pessoas ainda precisariam ser sensibilizadas dos ganhos reais deste meio.
Na perspectiva do professor Geraldo, o cenário brasileiro atual é resultado de uma péssima estratégia - a rede de cabos instalada no Brasil teria superado a necessidade efetiva de utilização, contudo, teria-se investido pouco em termos de uma política cultural. Centrar a discussão na política cultural possibilitaria difundir a utilização da internet de forma massiva e criar uma postura crítica de utilização do meio. Geraldo destaca ainda a relevância atual do conceito “inclusão digital”, já que durante muito tempo os menos favorecidos nem sequer eram lembrados.

Geraldo Nunes
Professor Adjunto da ECO