No Foco

14.10.2003

IPPMG oferece auxílio referência a crianças portadoras do vírus da AIDS

O Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), o Hospital Infantil da UFRJ, mantém há cerca de 14 anos um Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP-Imuno) de assistência a crianças portadoras do vírus da AIDS que é uma referência no Estado do Rio de Janeiro e um dos melhores do mundo. Na verdade, apesar de ser um hospital pediátrico, o IPPMG tem um Programa de Assistência Integral à Gestante HIV Positiva, realizando um pré-natal especial – com prevenções para o vírus não ser transmitido para o feto. Por isso, além de tratar as crianças comprovadamente infectadas, o programa faz o acompanhamento de bebês cujas mães infectadas tiveram o pré-natal realizado no IPPMG, até ser definido se ele conseguiu ficar imune à doença.
Com um acompanhamento levado muito a sério, o ambulatório DIP-Imuno tem conseguido resultados expressivos no que diz respeito à diminuição da taxa de transmissão do vírus de mãe para filho. E, em relação às crianças já infectadas, embora seja certo o fato de que um dia elas virão a desenvolver algum sintoma da doença, com todo este acompanhamento especial, elas podem ter uma vida normal. Desde sua alimentação, passando pela prática de esportes e pela vida escolar, até sua vacinação (excetuando o reforço da BCG), estes meninos e meninas podem ser crianças saudáveis. Eles vão ter uma infância natural, com um pouco de infecções a mais e tomando algumas medicações diferentes, mas nada que as diferencie das demais crianças, assim como acontece com crianças diabéticas, por exemplo, que precisam tomar insulina para o resto da vida.
É claro que, num programa como este, ajuda de qualquer gênero é sempre bem-vinda. Já existe o suporte feito pela ONG – Associação dos Amigos do Programa de Assistência Integral à Gestante HIV Positiva, cuja renda é revertida para a compra de medicamentos para as gestantes (sem ser anti-retrovirais), fornecimento de leite integral às crianças e enxovais para o bebê. Quem se interessar em fazer contribuições, pode acessar o site www.amigosgestantecomhiv.org.br.

[ Leia a matéria na íntegra no Notícias UFRJ ]

07.10.2003  Cooperativismo para desenvolver o país