Fique de Olho

07.10.2003

Literatura e medicina são tema de palestra no Hospital Universitário
O médico e escritor Moacyr Scliar falará sobre a relação entre medicina e literatura para estudantes e profissionais de saúde da UFRJ, na palestra “A Imagem do Médico e da Doença na Literatura.” O evento está marcado para o dia 9 de outubro, quinta-feira, às 11h, no 12º andar do Hospital Universitário, Auditório Alice Rosa.
Essa é a primeira atividade do projeto “Cultura e Saúde”, promovido pelo Forum de Ciência e Cultura da UFRJ. A entrada é franca.
Maiores informações : 2295-1595, ramais 113, 116 e 117.

Vinicius de Moraes é homenageado pela Faculdade de Letras
O poeta Manuel Bandeira disse certa vez que o potencial criativo de Vinicius de Moraes não possui precedentes na literatura brasileira. Inspirando-se nesse pensamento, a Faculdade de Letras da UFRJ promove o projeto “Homenagem aos 90 anos de Vinicius de Moraes” com palestras, recitais e apresentações para comemorar a data 19 de outubro, dia em que Vinicius completaria 90 anos. As atividades acontecem entre os dias 14 e 17 de outubro, de terça a sexta-feira, a partir das 13 h, no Auditório G2 da Faculdade de Letras.
Programação:
14/10 – “A técnica poética de Vinicius de Moraes”, com Bruno Tolentino (poeta)
15/10 – Recital de poemas com alunos de Vinicius
16-10 – “A vida de um poeta”, com José Castello (jornalista, crítico literário e autor da maior biografia sobre Vinicius).
17/10 – “O Vinicius musical”, com Carlos Lira (compositor) e Camila Pitanga (atriz)

UFRJ exibe mostra de filmes sobre Ciência e Tecnologia
A UFRJ será palco do projeto Ver Ciência 2003 – 9° Mostra Internacional de Cinema na TV, evento voltado para produções de Ciência e Tecnologia em emissoras de televisão, como a BBC, da Inglaterra, a Deustsche Welle, da Alemanha e a WHGB, dos Estados Unidos. A atividade acontece na Casa da Ciência e na Escola Politécnica. A entrada é franca.
A mostra, produzida pela Associação Internacional Ver Ciência ocorre entre os dias 1 e 15 de outubro. Além da UFRJ, haverá exibição no Planetário, na Fiocruz, na UFF, no Instituto de Ciências Biológicas e no Museu da Astronomia e Ciências Afins.

Filmes da Casa da Ciência (7 a 10 outubro, a partir das 15h)
O enigma da borboleta (Brasil); Vida de Mosca (Costa Rica); Biosfera (Mongólia); A Vida das Formigas e Detergentes (Brasil); Contos da Colméia (EUA).

Filmes da Escola Politécnica ( 6 a 10 de outubro, a partir de 12h)
Século XXI: Os Novos Territórios da Ciência (Suíça); Destino: Marte, Júpiter, Saturno (Inglaterra); High tech: Micro-universos (Alemanha); Quando o Cérebro se torna Humano (Alemanha); Quarks & Cia: Segredos da Areia (Alemanha); A Vida Extraterrestre (Chile).
Maiores informações no site: www.verciencia.com.br
Casa da Ciência - rua Lauro Mulller, 3 Botafogo.
Escola Politécnica – prédio do Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, Ilha do Fundão.

30.09.2003  I Ciclo de Cinema e Dança no FCC
23.09.2003  Coro Pró-Arte no Fórum