Cursos e Palestras

 
07.10.2003  
   

COPEA
A Coordenação de Programas de Estudos Avançados da UFRJ – Copea – criada em 94 sob o modelo do Collège de France realiza nesta quinta, dia 9 de outubro, a conferência “Falência da Defesa Celular” que faz parte do ciclo de discussão “A Maquinária da Célula”, com o Prof. Fernando Cunha da USP, dentro do ciclo de debates que promove sobre tópicos de pesquisa de vanguarda. O encontro será às 17h30 no Salão Pedro Calmon, no Fórum de Ciência e Cultura, com entrada franca. A baixo segue a programação de outubro das Conferências do Forum:
Dia 16 – Panorama da Matemática
Conferência: A Geometria da Películas de Sabão
Manfredo P. do Carmo (IMPA)
Dia 23 – A Maquinária da Célula
Conferência: Genoma e Proteoma: uma visão crítica
Walter Colli (USP)
Dia 30 – A Maquinária da Célula
Conferência: Estrutura de Proteínas
Glaucius Oliva (USP/Scar)

Reforma Universitária
Com o intuito de debater as propostas do governo Lula para a educação superior, o DCE Mário Prata, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, estará organizando nos dias 7, 8 e 9 de outubro o seminário da Reforma Universitária, com o lema “Mais verbas para a educação e nada para o FMI”. O reitor da UFRJ, professor Aloísio Teixeira e os professores Alcino Rodrigues, decano do CCJE, Eduardo Serra, diretor da Escola Politécnica e José Paulo Neto, da Escola de Serviço Social estão confirmados. Para Wellington Silva, diretor do DCE e representante discente do Conselho de Ensino para Graduandos (CEG), esse debate envolverá todos os estudantes que lutam por um novo papel da Universidade na sociedade: “Mais do que nunca queremos uma reforma, mas que surja das lutas estudantis e dos movimentos sociais. Uma reforma transforme e atinja a raiz dos problemas, que pense a Universidade como um espaço de construção popular e que não fique refém de superávits primários e de pagamentos do FMI”.

PROGRAMAÇÃO:
Dia 07:
12h, na Faculdade de Letras, Assistência Estudantil
12h, na FND, Ensino de Graduação e Políticas para Bolsas Acadêmicas
17h, no Auditório Anísio Teixeira, Praia Vermelha, Avaliação Institucional
Dia 08:
12h, no CT, Mercado de Trabalho e Evasão
17h, no Auditório do CFCH, Praia Vermelha, Extensão Universitária
Dia 09:
12h, no CCS, Hospitais Universitários
12h, no Salão Nobre, IFCS, Mecanismos de Acesso à Universidade e Democratização do Ensino
17h, no Teatro de Arena, Praia Vermelha, Autonomia Universitária e Financiamento.
Mais Informações: Bruno Dias - 92485592
Wellington Silva - 97098812

Cursos do Fórum
Estão abertas as inscrições para os Cursos Filosofia e prática na reciclagem, sob a coordenação de Júlio Carlos Afonso (IQ/UFRJ) e Conceitos Modernos sobre Linguagem com a Prof. Maria Cecília de Magalhães Mollica (FL/UFRJ). O curso de reciclagem acontece às terças-feiras das 16h às 17h40 e vai de 14 de outubro a 18 de novembro e o curso de linguagem será às segundas, das 14h às 15h40 de 20 de outubro a 24 de novembro. O valor do curso é de R$20 e alunos e funcionários de Instituições de Ensino tem desconto. As inscrições estão sendo feitas na sala 208 do Forum, na Av. Pasteur, 250, das 14h às 16h.

 

Últimas Matérias
30.09.2003  Saúde do trabalhador em debate
23.09.2003  Cursos de especialização do IPUB
16.09.2003  Gestão e Tratamento de Efluentes Industriais