Fique de Olho

16.09.2003

Imprensa ontem e hoje: 35 anos da Escola de Comunicação da UFRJ

A Escola de Comunicação da UFRJ é uma das mais conceituadas do país, com uma estimativa de mil alunos matriculados, conferindo a cerca de 80 alunos por ano o título de Bacharel. Equipada com laboratórios de editoração, fotografia, rádio e televisão, a Escola conta ainda com núcleos de pesquisa, promovendo uma integração da graduação e da pós-graduação através de seus bolsistas.
A ECO foi instalada como unidade autônoma em 4 de março de 1968, no antigo prédio do Instituto de Eletrotécnica, com corpo docente oriundo do curso de jornalismo da Faculdade Nacional de Filosofia. Para comemorar os 35 anos completados este ano, a ECO estará realizando no dia 26 de setembro, sexta-feira, um ciclo de palestras com temas relacionados à Comunicação.
O evento, que acontecerá a partir das 9h no Salão Dourado do Forum de Ciência e Cultura, Campus da Praia Vermelha, contará com a presença de alguns profissionais renomados dentro da área. Um dos convidados para participar do evento é Ricardo Noblat, editor-chefe do jornal “A Tarde” de Salvador. O jornalista falará sobre interesses econômicos e poder político e pretende fazer um paralelo entre o que ele chama de "velha censura" e "nova censura".
Quem quiser saber mais sobre este assunto e os outros de grande interesse para quem estuda e trabalha na área da comunicação não pode perder o evento comemorativo dos 35 anos da Escola de Comunicação da UFRJ. Maiores informações, acesse o site www.eco.ufrj.br.

Projeto Sintonia será lançado nesta sexta
O lançamento do Projeto Sintonia que apresentará grupos musicais compostos por alunos da UFRJ ou de outras IFES, será nesta sexta-feira dia 19, às 19h. O evento que acontece no campus da Praia Vermelha ao lado da piscina, tem o objetivo de revitalizar o espaço para integração e convívio entre a comunidade universitária e a sociedade em geral. A cada mês, duas bandas terão a oportunidade de subir ao palco e mostrar seu som.
Nesta primeira edição do projeto, terão vez as bandas Grandprix que vai do Britpop à Bossa Nova e a banda Netunos. apresenta uma Surf Music da melhor qualidade.
Para assitir o show, que é grátis, os participantes devem doar alimentos para o programa Fome Zero. Mais detalhes sobre as bandas deste mês e inscrições para as bandas que se interessarem em participar dos próximos shows podem ser encontradas no site www.sintoniaonline.cjb.net.

Cerimônia dará posse à nova coordenadora do SiBI
A bibliotecária Paula Maria Abrantes de Mello será empossada como nova coordenadora do SIBI-UFRJ. A cerimônia será realizada dia 22, às 16h no Salão Moniz de Aragão no Forum de Ciência e Cultura.
O SiBI, criado em 1983 tem como objetivo principal, a interação de suas bibliotecas à política educacional e administrativa da Universidade, servindo de apoio aos programas de ensino, pesquisa e extensão, estimulando a colaboração técnico-científica, cultural, literária e artística.
Para quem não conhece e quer saber mais informações sobre o SiBI, acesse o site www.ufrj.br/sibi.

09.09.2003  Artes do Envelhecer
02.09.2003  II Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância