No Foco

16.09.2003

Projeto Habilitar

"Um curso como esse resgata a dignidade de muita gente.”
Bernad Condorcet, aluno com deficiência visual.

O NCE – Núcleo de Computação Eletrônica – realiza um curso pioneiro que traz esperança para os deficientes físicos e visuais. Coordenado pelos professores José Antônio Borges e Sérgio Guedes, o Projeto Habilitar oferece, atualmente, aulas de informática com formação profissional para treze alunos na área de rede de computadores. Um dos objetivos do curso é formar profissionais capacitados que possam vencer suas limitações e ingressar no mercado de trabalho. Mas, para isso, as empresas devem se interessar pela proposta e oferecer oportunidades de estágios.
Segundo o aluno, Bernard Condorcet, portador de deficiência visual, ainda há muita resistência por parte das empresas em contratar pessoas deficientes. “Seria muito mais negócio para o Estado gerar novos empregos para esses deficientes do que sustentá-los com pensões, por exemplo. Existe o lado humano sim, mas economicamente é melhor tornar o deficiente um indivíduo produtivo”, completa Bernard.

[ Leia a matéria na íntegra no Notícias UFRJ ]

09.09.2003  UFRJ discute saúde do trabalhador