No Foco

02.09.2003

Desenvolvimento Brasileiro entra em debate na UFRJ

Pensar o desenvolvimento do Brasil a longo prazo. Esse é objetivo do ciclo de seminários “Brasil em Desenvolvimento”, atividade que ocorrerá todas as segundas-feiras, entre os dias 1º de setembro e 17 de novembro, no Forum de Ciência e Cultura da UFRJ. Intelectuais e representantes do governo são esperados para discutir o desenvolvimento do país.
Na abertura do ciclo de seminários, estavam presentes os economistas Celso Furtado e Maria da Conceição Tavares, bem como o reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira; o diretor da CEPAL (Comissão Econômica para América Latina e Caribe), João Carlos Ferraz, e o diretor do Instituto de Economia da UFRJ, João Sabóia. Antes de iniciarem os debates, Aloísio saudou o projeto e afirmou ser este o momento da universidade propor políticas públicas para o Brasil.
Para o economista Celso Furtado, a escravidão e a dependência externa são razões históricas para o sub-desenvolvimento do Brasil e responsáveis pela elevada concentração de renda. Maria da Conceição Tavares, em sua conferência, afirmou que o Brasil precisa livrar-se das “amarras” do Fundo Monetário Internacional (FMI), que impede a realização de investimentos em saneamento básico, infra-estrutura e programas sociais.
O ciclo de seminários “Brasil em Desenvolvimento” é uma iniciativa do Instituto de Economia da UFRJ, em parceria com a CEPAL/ONU e com o DDAS/UFRRJ (Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). Estão previstas participações de representantes do governo, como o ministro da Fazenda Antônio Palocci, o ministro da Educação Cristovam Buarque e o ministro do Planejamento Guido Mantega, além de muitos intelectuais. Para conferir a programação ou realizar inscrição, consulte o site www.ie.ufrj.br/desenvolvimento.

[ Leia a matéria na íntegra no Notícias UFRJ ]

26.08.2003  Novas idéias para a comunicação da UFRJ