Tome Nota

30.03.2004

Educação Ambiental

A Vila dos Funcionários da UFRJ (no Campus do Fundão) conta com mais uma ajuda. Trata-se do Projeto Educação Ambiental, com a participação das crianças da Vila, uma parceria entre o Centro Acadêmico de Biologia e a ONG Conhecer para Conservar. O projeto vem sendo realizado desde 2001 por alunos e ex-alunos do Instituto de Biologia. O principal objetivo é sensibilizar a comunidade da Vila diante dos problemas ambientais que ocorrem na região, ajudando na formação de educadores ambientais e na construção de indivíduos conscientes do seu papel como cidadão.
O projeto constitui uma forma de despertar crianças no início da idade escolar para os contextos social, econômico e cultural em que vivem. Segundo a coordenadora Maria Matos, através de aulas de leitura, expressão corporal e atividades lúdicas como teatros, brincadeiras com argila e desenhos, os educadores estão estimulando o espírito de coletividade e solidariedade nas crianças, fatores importantes para o desenvolvimento e a vida em sociedade.
O Projeto Educação Ambiental realiza encontros semanais de duas horas e meia, com cerca de 20 crianças. Os organizadores pretendem ampliar o número de participantes, estreitando assim a relação com a comunidade da Vila, além de divulgar novos projetos realizados no local.

23.03.2004  Microbiologia inaugura Centro de Extensão
16.03.2004  Concurso público para a UFRJ