No Foco

30.03.2004

64+40: desvelando as raízes do golpe

Com um grande público que lotou o Salão Pedro Calmon e importantes análises, o evento “64+40 – Golpe e Campo(u)s de Resistência” é aberto nesta segunda-feira, 29 de março. A professora emérita do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Maria Ieda Leite Linhares, é homenageada por sua luta a favor da sociedade brasileira em plena ditadura militar e por se manter ao lado do povo em momentos de extrema dificuldade depois do golpe de 64. As análises ficaram por conta do reitor da UFRJ, professor Aloísio Teixeira, da decana do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Suely de Almeida, e do presidente da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB), Raymundo de Oliveira.
Maria Ieda, em agradecimento à “inesperada” homenagem, afirmou que, mesmo despreparada, foi uma representante da resistência ao movimento militar. “Éramos extremamente idealistas, éramos extremamente sinceros”, é assim que a professora define aqueles que lutavam contra a ditadura e a favor de uma sociedade mais democrática. Contudo, também critica: “Não podemos mais ser ingênuos e acreditar que estávamos marchando para o paraíso na Terra”, se referindo à atual situação brasileira. Ela ainda lembrou que diversos setores da sociedade brasileira apoiaram o golpe, como segmentos da igreja, da elite universitária, integrantes da classe média, sendo portanto coniventes com a implantação do regime autoritário.

[ Leia a matéria na íntegra no Notícias UFRJ ]

23.03.2004  Reserva de vagas e limitações orçamentárias