Olho no Olho

30.03.2004

UFRJ se prepara para a greve

Diante das expeculações sobre a possível greve, o Olhar Virtual buscou a opinião dos sindicatos da Universidade para tentar esclarecer as principais reivindicações da classe. O Sintufrj informa que realizará uma reunião no dia 7, onde será decidida a paralisação de 24 horas para o dia 14.
Para esclarecer essa e outras reivindicações, ouvimos a coordenadora de administração e finanças, Simone Silva.

Simone Silva
Coordenadora de Administração e Finanças do SINTUFRJ

A Diretoria do SINTUFRJ, Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ, se reuniu nesta segunda-feira, dia 29/3, para debater a questão da greve. Segundo a coordenadora, a reivindicação principal seria o descaso do governo com o Serviço Público. “No ano passado, primeiro ano do governo Lula, a categoria ouviu a proposta de 1% de aumento e deu uma trégua ao governo, esperando por uma nova política salarial. Porém, o governo não deu trégua, e aprovou uma Reforma da Previdência, que retirou direitos, taxou aposentado, aumentou o tempo de serviço para a aposentadoria e acabou com a paridade e a integralidade. E agora, depois de um ano de governo, apresenta uma proposta salarial que sequer respeita a decisão do STF de 1998, de que os trabalhadores do serviço públicos têm de ter data-base e reajuste anual. Esta decisão gera um índice, que é trabalhado como emergencial, de 50,19%, pois a perda já totaliza 127%. Além disso, continua a política de reformas impopulares, como é o caso da Reforma Universitária, da Trabalhista e da Sindical.”
O Sindicato se reunirá dia 7 de abril para debater e organizar uma paralisação de 24h prevista para o dia 14. A definição da greve por tempo indeterminado será decidida na Plenária Nacional da Fasubra, nos dias 16 e 17 e dos servidores públicos Federais no dia 18 de abril. A coordenadora ressalta que essa é uma luta em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade e por isso deve ser apoiada pelos universitários.

Palavra da ADUFRJ

A direção da ADUFRJ foi procurada pela equipe do Olhar Virtual e até o fechamento dessa edição não se pronunciou sobre o assunto.

23.03.2004  Uso de embriões para fins terapêuticos: sim ou não?
16.03.2004  O tratamento da dependência química no PROJAD
09.03.2004  Trote